Fantasmas da Mente – Paul Tremblay [Opinião]

44533361.jpg

Opinião:

Fantasmas da mente é o primeiro livro do autor Paul Tremblay publicado em Portugal e conta a história da família Barret que decide expor a sua filha Marjorie de 14 anos a um exorcismo por apresentar comportamentos bizarros e anti-naturais.

O livro começa com a irmã mais nova Meredith a contar a sua versão da história (já com 23 anos) a uma famosa autora que quer escrever um livro sobre o que aconteceu à família Barret.

Merry (como é conhecida) vai fazer assim uma viagem ao passado para contar, a partir da sua perspectiva, o que ela acredita que aconteceu com a sua família, em especial com a sua irmã.

Com 14 anos Marjorie era uma jovem perfeitamente normal que apresentava comportamentos típicos de uma adolescente. Aos poucos a sua atitude vai mudando e nem as consultas com um psiquiatra, assim como a toma de medicação parece alterar a situação para melhor. Pelo contrário, os comportamentos bizarros e assustadores de Marjorie só continuam a piorar e Merry já nem tem coragem de se aproximar da irmã…

O pai das jovens encontra-se desempregado, e desesperado com a situação decide contactar um padre porque acredita que a filha está possuída. O Padre decide realizar um exorcismo e com a autorização da família contrata uma equipa de filmagem para documentar tudo e transmitir na televisão a série.

Não quero desvendar mais da história, mas posso vos dizer que está foi uma excelente leitura! Li o livro muito rapidamente porque não conseguia parar. Houve situações do livro que me fizeram arrepiar…mas acima de tudo gostei do livro, especialmente porque mostra como por vezes a linha que separa a ciência da religião é muito ténue e em momentos desesperados não sabemos para onde nos virar…

Mas será que Marjorie estava realmente possuída? Fica a questão…

4,5*

Podem ouvir-me falar mais sobre este livro no meu canal do Youtube:

 

Sinopse:

Um clássico do terror para fãs de O Exorcista e A Semente do Diabo

A vida da família Barrett fica virada do avesso quando Marjorie, de 14 anos, começa a demonstrar sinais de esquizofrenia aguda. E quando nem os médicos conseguem impedir os bizarros episódios e o declínio mental da jovem, a família, desesperada, recorre à orientação de um padre católico. Este, acreditando que Marjorie está possuída por um demónio, apresenta-lhes a solução: executar um exorcismo.

Interessado em documentar a presença demoníaca, o padre entra em contacto com uma produtora de televisão e convence o pai de Marjorie a permitir que o exorcismo seja transformado num reality show. Em pouco tempo, a casa torna-se um circo de horrores mediático, dissecado pelo público que, em choque, assiste a tudo.

Quinze anos depois do sucesso do programa e da tragédia que assolou os Barretts, uma autora decide desenterrar a história com o testemunho de Merry, a irmã mais nova de Marjorie. Ao recordar-se do que viveu quando tinha apenas 8 anos, Merry traz a lume uma narrativa repleta de terror psicológico. E ninguém vai ficar indiferente às questões que levanta: memória e realidade, ciência e religião… e a verdadeira natureza do mal.

Afinal, que fantasmas se escondem na antiga casa da família Barrett?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s