O universo nos teus olhos – Jennifer Niven [Opinião]

34299501.jpg

Opinião:

Depois de ter lido Fala-me de ti de Jennifer Niven tenho de confessar que fui para esta leitura com as expectativas bastante altas.

Não posso dizer que tenha gostado tanto como o outro, mas foi também bom à sua maneira.

Neste livro conhecemos Libby que já foi a rapariga mais gorda da América. Apesar de já ter emagrecido muito, continua obesa e a lutar todos os dias para emagrecer mais um pouco. Aliado a isto sofre constantemente devido ao preconceito que passa na escola por ter peso a mais.

Jack por outro lado é um rapaz bonito, inteligente e popular. Mas tem um problema que ninguém sabe. Sofre de prosopagnosia, o que significa que não consegue reconhecer caras. Todos os dias luta para identificar os seus amigos, os seus pais, toda a gente que o rodeia. Adivinhem quem é que ele consegue identificar com facilidade? A Libby, claro.

Jack e Libby acabam por passar bastante tempo juntos (não vou dizer porque) e começa a se formar uma amizade especial e quem sabe algo mais…

Apesar destas personagens terem sido igualmente fantásticas, eu não conseguia de deixar de pensar em Finch, personagem do livro anterior e isso fez com que eu gostasse um pouco menos destes personagens. No entanto, foi um livro muito bonito e comovente. Mostra ao longo das suas páginas as lutas de ambos – lutas muito diferentes – e mostra como se acabam apoiando um ao outro num mundo em que se sentem sozinhos e únicos.

Tem cenas bastante tristes, principalmente no caso de Libby. A luta dela é real e um problema bastante visível nos últimos anos. Não falamos apenas de estética mas falamos também de questões de saúde física e mental.

No geral foi um livro que eu gostei muito de ler. Adoro esta autora pela simplicidade com que aborda temas fortes e perturbadores. Recomendo.

4*

Sinopse:

Libby, outrora a rapariga mais gorda da América, conseguiu finalmente ultrapassar o desgosto causado pela morte da mãe e está pronta para voltar a viver.
Jack é o típico rapaz popular do liceu, no entanto tem prosopagnosia e não consegue reconhecer caras.
Quando o destino os une a solidão que cada um sente dá lugar a sentimentos muito diferentes… Uma história de superação e de um amor verdadeiro e invulgar que nos devolve a esperança no mundo, em nós e no outro.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s