A Mãe Eterna – Betty Milan [Opinião]

34440761.jpg
Opinião:

Betty Milan é uma autora brasileira e foi uma estreia para mim. Neste livro a autora expõe os sentimentos e os pensamentos de uma mulher que passou a ser mãe da própria mãe.

Ao longo do livro vamos acompanhando a vida desta mulher que passou a ser cuidadora da sua mãe já que com uma idade avançada a sua mãe perdeu algumas habilidades físicas. Esta perda de habilidades não é fácil de aceitar por parte da sua mãe. O fim da vida também se aproxima a um ritmo cada vez maior e em cada virar de página sente-se a luta por parte de ambas por lhe colocar um travão. 

É um livro bastante actual e  com uma realidade que muitas de nós se deparam. Eu própria sou uma delas. É difícil ver a nossa mãe, uma pessoa que sempre foi o nosso pilar, ficar cada vez mais debilitada.

Tem algumas passagens até algo chocantes. A autora não se inibiu e escreveu tudo o que pensou e tudo o que lhe ia na alma, todas as suas dúvidas e toda a sua raiva. O medo também é algo que está patente em todo o livro já que a autora questiona a possibilidade de um dia também vir a ficar debilitada como a mãe.

Ao início a abordagem politicamente pouco correcta da autora deixou-me algo chocada, mas com o avançar da leitura dei por mim a ficar comovida e até a me identificar com algumas das coisas que lia. A Mãe Eterna é um livro que fala da decadência da velhice e do fim da vida. É uma história comovente e crua mas ao mesmo tempo real e actual.

3.5*

Sinopse:

Aos 98 anos, com a saúde debilitada, a mãe mal ouve e quase não vê. A filha, que se vê no papel de mãe da própria mãe, questiona os médicos, as religiões, tudo. Para quê manter vivo alguém que já não vive? Num relato comovente, em forma de diário, a filha descreve as peripécias do dia-a-dia com a mãe; ao Um livro forte, uma reflexão gritante de tão actual, A Mãe Eterna apresenta-nos um dilema que mói a alma e nos faz questionar a vida, a morte e a relação mãe-filha.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s