A Rapariga de Antes – JP Delaney [Opinião]

34454257

Opinião:

Chegou ao blogue Mil estrelas no colo uma edição antecipada do livro “A Rapariga de Antes” do autor JP Delaney que sairá apenas no mês de Abril, dando-me desta forma a oportunidade de o ler antes do lançamento no mercado. Envolto numa grande campanha publicitária por parte da editora Suma de Letras, tem vindo a despertar a curiosidade dos leitores.

Ao ler a sinopse a curiosidade é logo espicaçada.  A trama do livro é desenvolvida ao redor do apartamento situado no n.º 1 de Folgate Street e conhecemos a história de Emma que morou nesse mesmo apartamento no passado e conhecemos a história de Jane que se muda para lá depois de ter passado no intenso questionário pelo qual todos os arrendatários têm de responder. Este questionário é longo e repleto de questões de cariz pessoal e algumas delas de extremas complexidade. O apartamento promete mudar a vida das pessoas.

Ora depois deste início apercebemos-nos desde logo que este será um thriller empolgante já que começa de uma forma deveras peculiar envolto em grande mistério e suspense. Esta foi uma característica que me agradou e que me surpreendeu porque não me recordo de ler outro livro ou de pelo menos ter conhecimento de outra história que seja desenvolvida em torno de uma casa.

No entanto, com o avançar da leitura, dei por mim surpreendida por me aperceber que o ponto de mais interesse não seria necessariamente a casa, mas sim os personagens. Com muita pena minha verifiquei que o mistério em redor da casa ia sendo posto de parte e o que começava a se salientar era sem dúvida a descrição e o desenvolvimento psicológico dos personagens. Neste aspecto, dou os parabéns ao autor, porque conseguiu de facto impressionar-me e surpreender-me com alguns desenvolvimentos inesperados e dos quais eu não estava a contar.

Sem querer fazer grandes revelações posso adiantar que o arquitecto da casa, Edward Monkford acaba tendo um papel fulcral na história e que acabamos também por nos aperceber que no fundo esta é uma história sobre perda, amor, escolhas e obsessão.

Confesso que antes do final fiquei um pouco desanimada com a leitura. Senti que houve momentos parados e que o final não foi nada apoteótico. No entanto, não deixa de ser um thriller intrigante e a que os leitores, amantes deste género, devem ficar atentos, já que tem vindo a fazer furor em diversos países e até será adaptado ao cinema.

Sinopse:

«Por favor, faça uma lista de todos os bens que considera essenciais na sua vida.»
O pedido parece estranho, até intrusivo. É a primeira pergunta de um questionário de candidatura a uma casa perfeita, a casa dos sonhos de qualquer um, acessível a muito poucos. Para as duas mulheres que respondem ao questionário, as consequências são devastadoras.
EMMA: A tentar recuperar do final traumático de um relacionamento, Emma procura um novo lugar para viver. Mas nenhum dos apartamentos que vê é acessível ou suficientemente seguro. Até que conhece a casa que fica no n.º 1 de Folgate Street. É uma obra-prima da arquitectura: desenho minimalista, pedra clara, muita luz e tectos altos. Mas existem regras. O arquitecto que projectou a casa mantém o controlo total sobre os inquilinos: não são permitidos livros, almofadas, fotografias ou objectos pessoais de qualquer tipo. O espaço está destinado a transformar o seu ocupante, e é precisamente o que faz…
JANE:Depois de uma tragédia pessoal, Jane precisa de um novo começo. Quando encontra o n.º 1 de Folgate Street, é instantaneamente atraída para o espaço —e para o seu sedutor, mas distante e enigmático, criador. É uma casa espectacular. Elegante, minimalista. Tudo nela é bom gosto e serenidade. Exactamente o lugar que Jane procurava para começar do zero e ser feliz.
Depois de se mudar, Jane sabe da morte inesperada do inquilino anterior, uma mulher semelhante a Jane em idade e aparência. Enquanto tenta descobrir o que realmente aconteceu, Jane repete involuntariamente os mesmos padrões, faz as mesmas escolhas e experimenta o mesmo terror que A Rapariga de Antes.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s