Matéria Escura – Blake Crouch [Opinião]

32565476

Opinião:

“Estás satisfeito com a tua vida?” – é assim a premissa do novo livro a integrar na colecção Sob Suspeita da Suma de Letas. “Matéria Escura” é um livro do conceituado escritor Blake Crouch e em 2016 esteve incluído na categoria para nomear o melhor livro de ficção cientifica. É um thriller diferente mas no entanto surpreendente e também cativante.

Entrei nesta leitura um pouco “a medo” porque desde a minha infância/adolescência que não lia nada dentro do género da ficção cientifica.

Matéria Escura conta a história de Jason Dessen, um professor de Física numa faculdade medíocre, é casado com Daniela, uma ex-artista têm um filho em comum, o Charlie. Logo de início o leitor depara-se com a dúvida de Jason em relação à sua vida. Se tivessem tomado rumos e escolhas diferentes será que se tinham saído melhor na vida? Será que a felicidade seria maior? A realização pessoal bastaria para que vivesse uma vida melhor e mais feliz? 

Sem esperar Jason vê-se a ser levado e a acordar num mundo completamente diferente, no entanto, todos parecem conhecê-lo. Mas onde esta a sua mulher e o seu filho? Desesperado Jason parte em buscas de respostas para o que lhe está a acontecer.

O livro fala da física e de multiversos, ou seja, fala de mundos paralelos ou então realidades paralelas em que as escolhas que fazemos são completamente diferentes. No início poderá soar um pouco confuso, mas eu que não percebo nada de física achei o tema interessantíssimo. O tema não é maçudo e são apenas feitas referências de forma a enquadrar o leitor. O trama do livro é repleto de acção desde o início o que torna esta leitura muito rápida e compulsiva.

Fiquei extremamente surpreendida com a parte final do livro que para mim foi cheia de suspense e completamente imprevisível! Fiquei super surpreendida e agradada com o rumo da história. Além de fazer a junção entre a Ficção Cientifica e o thriller é um livro que remete o leitor para a reflexão sobre as escolhas que fez na vida.

Adorei e este livro só veio realçar ainda mais o meu gosto por livros de Ficção Cientifica. Tenho de voltar a ler Robin Cook. Um dos meus autores favoritos no género.

4.5*

Sinopse:

“Estás satisfeito com a tua vida?” São as últimas palavras que Jason Dessen ouve antes de cair inconsciente, derrubado por um sequestrador disfarçado. Antes de acordar amarrado a uma maca, rodeado por estranhos. Antes de um homem que ele não conhece lhe sorrir e lhe dizer: “Bem-vindo de volta, Jason!”.
Neste mundo em que acordou, a vida de Jason não é a que ele conhece. A sua mulher não é a sua mulher. O seu filho não terá nascido. E ele não é um professor de Física numa faculdade medíocre, mas um génio reconhecido que foi capaz de algo notável, algo que se acreditava impossível.
É este o mundo real ou será um sonho? E, mesmo que a casa da qual se lembra seja real, como pode Jason voltar para a família que tanto ama? As respostas encontram-se numa viagem maravilhosa e mais assustadora do que ele poderia imaginar, uma viagem que o vai forçar a enfrentar o mais obscuro de si mesmo, ao mesmo tempo que luta contra um inimigo terrível, aparentemente imbatível.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s