Por Treze Razões – Jay Asher [Opinião]

liv01990091_f
Opinião:

Por treze razões não é um livro recente mas é um livro que tem vindo a cativar os leitores ao longos dos anos porque fala de um tema sensível e que afecta milhares de adolescentes em todo o mundo: bullying.

O leitor quando começa a ler o livro de certa forma já sabe o que lhe espera porque ao ler a sinopse descobre que esta história são as treze razões que levaram a que Hannah Baker cometesse suicídio.

O que o leitor não sabe é que lhe espera um livro cheio de emoções tal como quando andamos numa montanha russa. Num momento estamos a apreciar a leitura e a interiorizar aquilo que Hannah passou e num outro momento já estamos a levar com um murro no estômago. 

Eu gostei da leitura porque além de ser um tema actual é um livro que leva o leitor a reflexão. Fez-me pensar muitas vezes em mim, enquanto adolescente e a pensar por tudo aquilo que passei na escola.

Apreciei igualmente a forma que o autor decidiu contar a história, focando-se não na morte da personagem mas no que ela passou até chegar a esse destino. A vida é como uma bola de neve, assim como a Hannah refere no livro, uma bola que vai rolando e vai acumulando e vai trazendo mais e mais neve…o sofrimento dela também foi assim…foi-se acumulando até ao dia em que a mente não aguentou mais.

Um livro cheio de emoção para ler e reflectir.

Para mais informações clique aqui: Editorial Presença

Sinopse:
Ao regressar das aulas, Clay Jensen encontrou à porta de casa uma estranha encomenda com o seu nome escrito, mas sem remetente. Ao abri-la descobriu 7 cassetes com os lados numerados de 1 a 13.

Graças a um velho leitor de cassetes, Clay é surpreendido pela voz de Hannah Baker, uma adolescente de 16 anos que se suicidara duas semanas antes e por quem estivera apaixonado. Na gravação, Hannah explica os 13 motivos que a levaram a pôr fim à vida.

Guiado pela voz de Hannah, Clay testemunha em primeira mão o seu sofrimento e descobre que os 13 motivos correspondem a 13 pessoas…

Por Treze Razões é um romance intenso e sempre atual, agora adaptado a minissérie pela Netflix. Um livro que já vendeu mais de 3 milhões de exemplares e que mudará a sua vida!

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s