Uma Mulher Respeitável -Célia Correia Loureiro [Opinião]

16691598
Opinião:

Uma Mulher Respeitável é o mais recente romance da autora portuguesa Célia Correia Loureiro e pode ser encarado como a continuação do livro anterior (também publicado pela Marcador) A filha do Barão. No entanto, quem não leu A filha do Barão, que não se acanhe, já que esta leitura poderá ser perfeitamente entendida sem se ter necessariamente de se realizar a leitura do primeiro. São livros independentes.

Uma Mulher Respeitável conta a história de Leonor Sanches, esposa do Conde de Cerveira e paralelamente conta a história de Mariana Turner, viúva do comerciante Daniel Turner. Mas, desengane-se o leitor se pensa que este é mais um dos inúmeros romances históricos que contam uma simples e bela história de amor. Este livro é um puzzle repleto de peças macabras e sinistras com as quais o leitor terá de construir uma peça bela e única. 

Este é um livro que contém um enredo bastante complexo mas tem capítulos curtos o que faz com que seja de fácil compreensão e de leitura rápida. A autora ao longo do livro vai recuando e avançando na história e desta forma o leitor vai conhecendo o passado mas ao mesmo tempo o presente dos personagens. Se num dado momento achamos que um determinado personagem nos agrada…no momento seguinte essa percepção poderá se alterar de uma forma abrupta.

A escrita é simplesmente maravilhosa, lê-se super bem apesar de a autora adoptar os termos verbais mais usados na época da acção do livro. A sinopse não desvenda muito do livro e não serei eu que irei desvendar mais, até porque foi isso que fez com que este fosse para mim um livro brilhante. Eu já sabia que a autora Célia Loureiro era uma jovem promissora e inteligente, mas com este livro veio sem dúvida afirmar-se no mercado.

Todas as personagens para mim foram marcantes mas claro que a melhor foi sem dúvida Leonor. Personagem que tantas vezes se desdobrou e se transformou… Também gostei de rever Mariana, gostei de conhecer Luena, Alexander e Albert. Não gostei de Rose, que personagem tão sem sal!

Desde o início do livro que senti uma grande ansiedade a cada virar de página! A história é toda ela muito intensa! Muito amor, muita paixão, muita solidão e desespero…mas acima de tudo muita vingança! A autora partiu-me o coração com este livro. Chorei tanto! É um livro triste, melancólico assim como o é a cultura portuguesa, assim como o é o fado português! No entanto, ele é também um livro de procura e de esperança…

O último capítulo para mim foi o pior…meu Deus como eu queria que tivesse sido tão diferente! As revelações que são feitas são extremamente cruéis e devastadoras.

MAS…foi um livro simplesmente MARAVILHOSO!!!! Li-o em apenas algumas horas, não o conseguia pousar. Eu precisava de saber sempre mais e mais.

Já disse e volto a repetir…é um livro brutal e maravilhoso! Recomendo-o fervorosamente e sem dúvida que o considero (sem achar prematuro) um dos melhores livros de 2017 para mim!

5*

Sinopse:
~1831~

Pouco depois de se casar, a sorte do conde de Cerveira sofre um revés. Uma série de infortúnios deixam-no à beira da ruína financeira, e não demora muito para que comece a desconfiar dos intentos da estranha de beleza intrigante que desposou. Perante a dúvida, decide enviar Leonor Sanches para um exílio temporário junto do tio, que ensina no prestigiado Trinity College, em Dublim. Conforme a epidemia de cólera vai ceifando as vidas de cristãos e anglicanos na Irlanda, também o coração de Leonor Sanches se oferece à tragédia.

~1857~

Cinquenta anos depois de perder o seu bem mais precioso para as tropas de Napoleão, Mariana Turner sente que está a um passo de descobrir toda a verdade sobre os acontecimentos de Março de 1809. Novas revelações apontam para que a condessa de Cerveira, encarcerada no Porto, seja a chave para resolver o mistério. Munida de uma determinação inabalável, tudo fará para conseguir deslindar o passado de Leonor Sanches – fidalga e anjo caído.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s