O segredo do escritor – Liz Nugent [Opinião]

1
Opinião:

O segredo do escritor é o livro de estreia da autora e debruça-se sobre a história de um homem que um dia, num acesso de fúria agride a esposa deixando-a em coma. Oliver é um escritor de histórias infantis e uma pessoa charmosa que conquista todos aqueles que o rodeiam por isso ninguém compreende como é que ele pode ter uma atitude tão hedionda.

No período após a agressão o leitor vai conhecendo na primeira pessoa a versão das pessoas que o rodeiam e que privavam com ele e assim vamos descobrindo como foi a vida de Oliver. 

Apesar de para o leitor ao início parecer que o livro não terá pernas para andar, aí é que se engana, porque o impulsionador principal deste livro é o passado de Oliver e o porque da sua atitude. Aos poucos o leitor vai descobrindo um Oliver manhoso, falso e manipulador mas também conhece a criança que ele foi e quem o forjou desta maneira.

Apesar da história ser narrada através de vários pontos de vista, nunca se torna confusa e o leitor consegue sentir a tensão que o personagem principal sempre sentiu ao longo da sua vida. É um livro obscuro e marcante porque ao aprofundar a história não conseguimos sentir empatia pelo Oliver adulto mas sim sentimos pela criança que foi o Oliver e isso torna tudo um pouco perturbador.

Gostei bastante deste livro e gostaria de ler mais livros da autora!

Sinopse:
O atraente e carismático Oliver Ryan é a imagem do sucesso. Ele e a mulher, Alice, levam uma vida invejável de privilégio e bem-estar. Invejável até que, certa noite, depois do jantar, Oliver agride Alice com tal violência que a deixa em coma.

O próprio Oliver fica aturdido com o seu gesto. No período que se segue, enquanto todos tentam perceber o que terá motivado esse surpreendente ato de selvajaria, Oliver conta a sua história. E o mesmo fazem aqueles com quem a sua vida se cruzou ao longo de cinco décadas. A verdade é ao mesmo tempo trágica e monstruosa, uma história de vergonha, inveja, fraude e manipulação.

Só Oliver sabe o que teve de fazer para alcançar a vida que ambicionava e a que sentia ter direito. Mas nem mesmo ele está preparado para o choque que a revelação do passado lhe reserva. O Segredo do Escritor é uma história invulgar de tensão psicológica, um retrato complexo e empolgante sobre a génese de um sociopata, na tradição de Barbara Vine e de Patricia Highsmith.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s