História em Pedacinhos – As Casas da Minha Infância e os Tempos de Chá sem Açúcar – Maria Cecília [Opinião]

33023664
Opinião:

História em pedacinhos traz ao leitor a luta de uma família madeirense nos anos cinquenta, mais precisamente do Concelho da Calheta, freguesia do Jardim do Mar, que partiu em busca de uma vida melhor para uma terra que todos almejavam conhecer e quem sabe lá enriquecer. O primeiro a viajar é o pai, mas a esposa cansada de estar longe do marido decide juntamente com a filha de seis anos juntar-se ao marido, abandonando assim tudo o que conheciam.

É através desta criança que vamos divisando a vida desta família numa terra longe dos seus. Aos poucos, com capítulos curtos a autora vai contado como não foi fácil mudar de vida, de como a religião, os costumes e as barreiras linguísticas influenciaram o crescimento de todos, incluindo os seus irmãos que lá nasceram.

A ditadura que se fazia sentir na altura e os maus investimentos do pai fizeram com que o sonho com que partiram fosse aos poucos morrendo mas foi assim também que a personalidade desta criança se forjou, tornando-a numa inteligente e corajosa mulher que sempre olhou para trás, para a terra que a viu nascer. Com uma escrita fluida mas também romântica e sonhadora, esta é uma estreia brilhante desta autora madeirense.

Sinopse:
− Olha ali! É aquele! O da camisa amarela!

Sei que olhei, acenei… e fechei dentro de mim uma amálgama de sentimentos e emoções inexplicáveis. Nesse momento, descobri que o meu pai era, afinal, um estranho, um estranho de camisa amarela, um rosto igual a outros tantos… não se deu o milagre.

***

…a minha mãe se deixou cair ao chão, quase à beira do precipício, tomou a minha irmã pequena ao colo e começou a dar-lhe de mamar, em silêncio, eu e os meus irmãos sentámo-nos junto dela… e ficámos ali, a contemplar como a casa de banho, a cozinha, um dos quartos e o frigorífico deslizavam pela encosta, ao princípio lentamente, depois cada vez mais rápidos até chegar ao fundo, perto do lindo vale que, agora, já não tinha nenhuma graça…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s