Água do meu coração – Charles Martin [Opinião]

32487122

Opinião:

Charles Martin já é conhecido do público português, mas eu ao contrário, ainda não o conhecia. É publicado em Portugal pela Porto Editora e este já é o 4º livro que faz furor por terras lusas. Por mera curiosidade fui ver os livros anteriores e o que é que as pessoas no geral achavam, e deparei-me com excelentes críticas.

E realmente o autor conquistou-me completamente com este livro e levou logo com 5 estrelas no Goodreads.

Em “Água do meu coração” conhecemos Charlie, um homem inteligente, carismático mas muito solitário. Teve uma infância difícil e um passado no mundo dos negócios muito obscuro e repleto de coisas que não o deixa nada orgulhoso. No presente também está envolvido em negócios ilegais e que o deixa com a mente atribulada.

Quando um acontecimento traumático, envolvendo os filhos do colega de negócios de Charlie, acontece, este é levado até à Nicarágua. Mas é lá que conhece Paulina que irá colocar o seu mundo de pernas para o ar.

Paulina vive e ajuda a população que trabalha nas fazendas de café, um negócio muito popular na Nicarágua. É com ela, com Isabel, a sua filha e com Paulo que vamos conhecendo os costumes e as tradições que estão por detrás desta gente.

O livro para mim está de certa forma dividido em duas partes. A primeira parte conhecemos como foi e como é o actual Charlie. Vemos como levava uma vida folgada com tudo o que tinha direito, mas a nível pessoal e emocional sempre muito frio e distante. No início até tive uma certa dificuldade em criar empatia com este personagem. Depois a segunda parte começa quando ele tem de ir para a Nicarágua e conhece a Paulina que é descrita como uma “deusa inigualável” não apenas pelo seu físico mas pelo seu carácter e coração bondoso e humilde.

Eu tinha imensa coisa para dizer sobre este livro, são daquelas histórias que nos fazem pensar e reflectir na vida. Mas no fundo, com a minha opinião quero que percebam que é um livro lindo, com um valor literário grande para mim, mas acima de tudo com um valor emocional maravilhoso. É um livro comovente e que várias vezes me levou às lágrimas.

Romântico, absorvente, chocante e acima de tudo com um valor moral gigantesco.

Recomendo sem sombras de dúvidas!

5*

Sinopse:

Com uma vida difícil desde criança e um passado no mundo dos negócios de que não se orgulha, Charlie Finn vive agora tranquilamente de trabalhos pouco transparentes que faz com o seu barco ao largo da costa de Miami. Charlie procura levar um dia de cada vez, sem grande agitação, no entanto, quando os seus atos têm consequências devastadoras para aqueles que mais ama, sente-se obrigado a reparar todo o mal que causou.
Decidido a trazer para casa são e salvo o filho do seu melhor amigo, viaja para a América Central. A viagem leva-o inesperadamente até León, um lugar a que outrora virara costas pelas piores razões, onde reencontra aqueles que pagaram pelas decisões cegas do seu passado, entre eles Paulina e a filha.
Poderá o confronto com o passado conceder a Charlie a redenção de todos os males que provocou e ajudá-lo a encontrar um amor como nunca julgou possível?

Deixe uma Resposta

