Insonho, Durma Bem – Antologia de contos [Opinião]

25033136Opinião:

Quem nunca ouviu uma história de terror ser contada pelo pai, pela mãe ou por algum familiar? Eu cresci a ouvir histórias de terror pela boca dos meus pais. Principalmente do meu pai. Ouvi muitas histórias que me fizeram ter medo de dormir à noite. A história da vaca que não quis subir o caminho que levava ao Paul da Serra e começou a andar de rabo para trás. Ou das mulheres que eram bruxas e que uma vez por ano juntavam-se e iam comemorar o dia para o Paul da Serra, iam todas juntinhas pelas levadas e a única coisa que se via ao longe eram as luzes das velas a tremelicar…

Enfim…um sem fim de histórias que ouvi. Um dia quem sabe, passo-as para o papel.🙂

Insonho – Durma bem é uma antologia de contos que traz ao leitor algumas lendas portuguesas, como a do João Pestana, o bicho papão, entre outras.. Todas elas bem diferentes umas das outras porque são escritos por diferentes autores portugueses.

Esta leitura foi ao encontro do desafio do Halloween e foi perfeita porque realmente tem tudo a ver com esta data. Gostei bastante de conhecer as lendas e de ler os contos. Todos eles prendem a atenção do leitor e até fazem arrepiar-se um pouco.

A capa é simplesmente maravilhosa, adorei o design. Obrigada mais uma vez à escritora Valentina Silva Ferreira pelo envio deste livro.

3.5

Sinopse:
O folclore português é nostálgico. É fado e saudade. Saudade das tardes sentados, no chão da sala, a ouvir o avô contar sobre o lobisomem. É medo e respeito. Como naquelas noites em que nos deitávamos e pensávamos no Insonho ou na Mula sem Cabeça. Falar sobre o folclore português é viajar pelo interior de Portugal e encontrar as lendas que cheiram a infância e se perderam na pressa de crescer.

A antologia “Insonho – Durma bem!” pretende resgatar essas memórias; trazer ao leitor a inquietude de ser criança, outra vez, e temer as histórias destes seres tristes ou maléficos. Aqui reúnem-se as Mouras Encantadas, o Saca-Unhas, o Adamastor, o Carago, o Bicho Papão e outros numa coletânea que promete embalá-lo num sonho fantástico e cheio de magia. Mas cuidado. Eles podem aparecer… Durma bem!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s