Confissões – Kanae Minato [Opinião]

30963793Opinião:

Confissões é um livro que marca o leitor. Nas suas páginas conta a história de uma professora cuja filha de quatro anos é assassinada por um dos seus alunos. Ela decide vingar-se.

O tema vingança não é novo e são inúmeros os livros que têm como base este tema, mas neste livro, torna contornos completamente chocantes e até aterradores.

A estrutura do livro é bastante interessante já que, cada capítulo é narrado por diferentes personagens, fazendo com que o leitor tome conhecimento da história de diferentes perspectivas.

O primeiro capítulo é narrado pela professora, que começa logo por explicar ao leitor o que aconteceu. Vários são os temas abordados: a penalização de menores, o sistema educativo no Japão, o trabalho e responsabilidades do professor são alguns dos temas principais. Mas o mais chocante é mesmo quando chegamos ao capítulo é que é dado a conhecer ao leitor a perspectiva dos alunos que assassinaram a criança de quatro anos. É bastante desconcertante pensar que existam pessoas, principalmente jovens que ainda são basicamente crianças, que cometam este género de crimes atrozes.

É claro que a forma como a professora decide levar a sua vingança à cabo é realmente atroz e assustadora. Tanto é que para quem está a ler fica com uma sensação de sufoco e até de medo atroz.

Esta foi a minha estreia com autores japoneses e a única diferença/dificuldade que notei foi a minha incapacidade de fixar os nomes das personagens o que fazia que por vezes eu ficasse confusa ao longo da leitura.

Um livro realmente muito bom e assustador, para quem gosta do género de thriller psicológico.

4*

Sinopse:
Os seus alunos assassinaram a sua filha. Esta é a sua vingança.
Os seus alunos assassinaram a sua filha. Ela não quer justiça, só vingança.
Confissões é um romance narrado a várias vozes, magistralmente construído onde o suspense é mantido até o fim, quando as diferentes peças encaixam. Mas também é uma reflexão sobre o sistema educativo, os laços familiares, o comportamento humano, o amor e a vingança.

One thought on “Confissões – Kanae Minato [Opinião]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s