Viver sem ti – Jojo Moyes [Opinião]

31624654

Opinião:

Depois de “Viver depois de ti” e do seu estrondoso sucesso chega até aos leitores portugueses a continuação: “Viver sem ti”. Will partiu e deixou um rasto de destruição atrás dele. Os que ficaram tiveram de juntar os pedaços e começar de novo. Mas para isso é preciso aprender a viver sem Will. E Louisa Clark apesar do que julgava ainda não conseguiu ultrapassar a perda do seu primeiro grande amor.

Vive num apartamento que comprou com o dinheiro que Will lhe deixou e está num emprego que lhe permite pagar as contas mas que não a faz feliz. Depois de um insólito acidente parece que a vida começa a surgir às catadupas e eis que surgem pessoas na vida de Lou que a fazem começar a enfrentar a vida de outra forma. Mas será que está realmente a andar para a frente e a enfrentar o passado, ou na realidade está a se agarrar a algo que lhe lembre Will?

Quando comecei a ler este livro, confesso que o comecei com receio do que iria encontrar. Que Lou é que eu iria conhecer? No entanto, bastou as primeiras páginas para eu entrar rapidamente na leitura. Que saudades que eu tinha de Lou! De facto, esta é uma das personagens mais bonitas que eu já tive a oportunidade de conhecer. Depois, temos Sam. Gostei tanto do Sam. Arrisco mesmo a dizer que gostei mais dele do que Will.

No geral, o livro é muito bom. Não fala apenas da superação de Lou, no fundo fala da superação da família do Will e da família da Lou. Quando nos envolvemos numa relação arrastamos todos os que estão à nossa volta e foi exactamente isso que a escritora transportou para este livro e mostrou ao leitor. Não vivemos sós, precisamos uns dos outros para vivermos.

Li este livro num sopro, enfrentando juntamente com Lou as suas fraquezas, rindo e chorando nos bons e maus momentos. Não consigo pensar em Lou, Will e Sam como personagens de um livro. Penso neles como meus amigos. Adorei este livro.

4.5*

Sinopse:

Como seguir em frente depois de se perder a pessoa amada?
Como construir uma vida que valha a pena ser vivida?
Louisa Clark já não é uma jovem banal a viver uma vida banal. O tempo que passou com Will Traynor transformou-a, sendo agora uma pessoa diferente que tem de enfrentar a vida sem ele. Quando um insólito acidente obriga Lou a regressar a casa dos pais, é impossível não sentir que está de volta ao ponto de partida.
Lou sabe que precisa de um empurrão que a traga de novo à vida. E é assim que acaba por ir parar ao grupo de apoio Seguir em Frente, cujos membros partilham sentimentos, alegrias, frustrações e bolos intragáveis. Serão também eles que a levarão até Sam Fielding – um paramédico que trabalha entre a vida e a morte, e o único homem que talvez seja capaz de a compreender.
Mas eis que uma personagem do passado de Will surge de repente e lhe altera todos os planos, lançando-a num futuro muito diferente…. Para Lou Clark, a vida depois de Will Traynor significa reaprender a apaixonar-se, com todos os riscos que isso implica.
Em “Viver Sem Ti”, Jojo Moyes traz-nos duas famílias, tão reais como a nossa, cujas alegrias e tristezas nos tocarão profundamente ao longo de uma história feita de surpresas.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s