O meu nome é Lucy Barton – Elizabeth Strout [Opinião]

31937833

Opinião:

Elizabeth Strout conseguiu através da voz da sua personagem – Lucy – criar um enredo emocionante e que se lê de um sopro. É na cama de um hospital que Lucy começa o seu discurso, um discurso que começa logo com uma emoção forte: a saudade. Este livro, como certamente tantos outros, descreve a relação tortuosa entre uma filha e uma mãe. Lucy está doente e os médicos não sabem o que tem. A sua estadia no hospital será longa e um dia a sua mãe – que já não via há longos anos – aparece do nada ao lado da sua cama. Nos poucos dias que lá esteve manteve-se sempre alerta, sem conseguir adormecer, recusando quaisquer ofertas das enfermeiras. As conversas com a filha nem sempre eram frequentes.

Lucy que passou por tanto na infância por causa da pobreza dos pais não consegue compreender a mãe. É aos poucos que percebemos que Lucy não teve o que deveria ter tido uma filha. São às vezes, em pequenas frases do seu discurso, que percebemos o que passou. A narrativa não é directa, vem em ondas. E é nessas ondas que o leitor é levado em toda a narrativa.

E é este grande atractivo deste livro. De repente levamos com uma dessas ondas e somos repentinamente assoberbados pelo discurso comovente e ao mesmo tempo furioso e inocente de Lucy. A realidade descrita nas páginas é uma realidade americana, completamente distinta da realidade portuguesa mas que ao mesmo tempo é tão semelhante no que diz respeito às emoções e à relação mãe-filha.

Um livro maravilhoso.

5*

SINOPSE
Mais do que uma história de mãe e filha, este é um romance sobre as distâncias por vezes insuperáveis entre pessoas que deveriam estar próximas, sobre o peso dos não-ditos no seio das relações mais íntimas e sobre a solidão que todos sentimos alguma vez na vida. A entrelaçar esta narrativa está a voz da própria Lucy: tão observadora, sábia e profundamente humana como a da escritora que lhe dá forma.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s