Um copo de cólera – Raduan Nassar [Opinião]

14316814_1130686120312078_7713746661112353731_n

Opinião:

“Um copo de cólera” é um livro completamente diferente daqueles que li até agora. Com uma escrita intensa, esta novela contém apenas sete capítulos e cada um desses capítulos é constituído por apenas um parágrafo que para o leitor parece não ter fim.

Esta novela é a história de um homem mais velho e de uma mulher mais jovem que passam uma noite juntos, uma noite cheia de paixão e erotismo. Mas depois da noite, vem sempre a manhã e com ela vem um comportamento distinto por parte do homem. Enfurecido, descarrega a sua raiva na jovem que, não faz outra coisa sem ser responder da mesma forma às suas provocações.

É um livro diferente, erótico mas também arrisco-me a dizer confuso. No entanto, também é ele genial na sua forma única de contar um episódio da vida de duas pessoas tão diferentes. Este livro, além de ter ganho vários prémios, entre eles o Prémio Camões 2016, também foi transformado em filme que foi dirigido por Aluizio Abranches.

4.5*

Sinopse:

‘O corpo antes da roupa’, afirma o personagem de ‘Um copo de cólera’ ao narrar o que acontece numa manhã qualquer, depois de uma noite de amor, quando a aparente harmonia entre ele e sua parceira se rompe de repente. Tensa, contundente, a linguagem de ‘Um copo de cólera’ alcança tal intensidade e vibração que faz desta narrativa uma obra singular da literatura brasileira, um clássico dos nossos tempos.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s