Razões para viver – Matt Haig [Opinião]

29744823

Opinião:

Razões para viver é uma obra autobiográfica do autor Matt Haig onde ele conta como começou a sua depressão e como a ultrapassou. Apesar de ser um livro pequeno é todo ele muito intenso. A depressão é considerada por muitos como a doença do séc. XIX, cada vez mais as pessoas estão alertas para as doenças mentais e cada vez mais existe abertura para se falar sobre este tema que durante longos anos foi tabu.

Matt era um jovem de 24 anos que simplesmente não sabia o que fazer com a sua vida e como encarar o futuro. Aos poucos apercebe-se que tudo o que sente não é normal, os seus sentimentos parecem levados ao extremo e levam a que ele sinta não apenas emoções fortes e debilitantes mas o seu próprio corpo começa a se ressentir. Com a ajuda da namorada volta para a casa dos pais e tenta enfrentar a sua doença. Tudo começou com os ataques de pânico e uma extrema ansiedade. 

Descobre mais tarde que sofre de depressão e ansiedade. E agora como enfrentar a vida? Matt ao longo destas páginas descreve como se sentiu nos seus piores momentos ao enfrentar esta doença. Conta como muitas pessoas não entendiam o que ele estava a sentir e como ele próprio chorava de frustração quando não conseguia enfrentar simples afazeres do dia-a-dia.

A namorada de Matt e os seus pais têm uma grande importância na recuperação e na forma como ele enfrentou a doença. No fundo este é um livro perfeito e brilhante que conta como é se sentir aprisionado dentro de uma mente que simplesmente não consegue parar de pensar.

É um livro perfeito para quem já teve ou tem depressão ou conhece alguém que já enfrentou esta doença. É principalmente ideal para compreendermos como é estar no lugar do outro. Adorei.

4.5

Sinopse:

O que significa, afinal, sentirmo-nos verdadeiramente vivos?

Aos 24 anos, o mundo de Matt Haig desabou. Ele não via luz ao fundo do túnel nem forma de conseguir continuar a viver.
Este é o relato do próprio sobre a forma como ultrapassou uma crise profunda, triunfou sobre uma doença que quase o matou, e reaprendeu a viver.
De uma forma emocionante e divertida, Matt Haig leva-nos através das suas conquistas e descobertas sobre a vida e como a viver melhor, amar melhor e sentir-se verdadeiramente vivo.
Razões para viver é mais do que um livro de memórias, é um livro sobre como tirar o máximo partido da vida enquanto cá estamos.
«Escrevi este livro porque os velhos clichés permanecem verdadeiros. O tempo cura. O fundo do vale não nos dá a melhor perspetiva. Há mesmo luz ao fundo do túnel, mesmo que não sejamos capazes de a ver. As palavras podem mesmo libertar-nos»

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s