O Cavalheiro Inglês – Carla M. Soares [Opinião]

23623787

Opinião:

Carla M. Soares, autora portuguesa, nasceu em 1971 e formou-se em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras de Lisboa, e tornou-se professora. É doutoranda no Instituto de História da Arte, na Faculdade onde se formou, mas, antes de tudo isso é: filha, mãe, mulher, amiga, leitora e escritora compulsiva.

Eu, enquanto leitora já conhecia a autora Carla M. Soares de outros livros. O primeiro que li foi “Alma Rebelde”, livro este que me agradou sobremaneira e por isso mesmo quando comecei a ler este volume mais recente, já ia com a premissa que certamente iria me agradar.

N’O Cavalheiro Inglês vamos numa viagem até um Portugal de outrora, um Portugal que vive uma grave crise financeira e onde os grupos rebeldes erguem-se cada vez mais. Conhecemos a família Silva Andrade que se encontra falida e que devido a isso necessita casar urgentemente a única filha, Sofia, para garantir um investimento na fábrica da família. O único problema é que o homem escolhido para esse fim e que se interessou por Sofia, não é o mais adequado, tendo se envolvido desde muito novo na bebida e no jogo.

Os acontecimentos sucedem-se e é quando o leitor é apresentado a Robert Clarke. O inglês que certamente fará as delícias das leitoras. E além das delícias das leitoras, quem fica também deliciada é Sofia, que quando conhece Robert sente algo de diferente em si. O envolvimento de ambos vai-se desenrolando lentamente ao longo do livro e é com agrado que o leitor sente a química a crescer entre ambos.

Falando mais em particular do livro e no que concerne aos personagens, este tem um ritmo lento no início, com muitas descrições e um bom enquadramento da crise financeira que se fazia sentir assim com os vários grupos existentes. Os grupos republicanos e os anarquistas. O irmão de Sofia é um jovem que faz parte de um desses grupos e que terá uma grande importância no desenrolar dos acontecimentos, ditando em grande parte o futuro de Sofia.

No início o leitor poderá sentir alguma resistência em entrar no ritmo do livro, principalmente se nunca tiver lido sobre este tema, como foi o meu caso. No entanto, a escrita da autora torna tudo mais fácil, já que é uma escrita simples mas muito bonita e esclarecedora.

Sofia foi uma personagem que eu adorei conhecer, é simpática, alegre, inteligente e algo ingénua, mas no fundo é uma lutadora e sente um grande amor pelo seu irmão. Robert Clarke é o personagem ideal já que mostra ser compreensivo, paciente, inteligente e apesar de ter os seus defeitos, é daqueles personagens que quando ama, ama a sério e luta pelo que quer.

Para mim, o livro está praticamente dividido em duas fases. A primeira fase é a fase do conhecimento e aquele em que Sofia vê-se enredada numa teia de poder e imagem. A segunda fase é aquela em que os acontecimentos sucedem-se mais rapidamente e o envolvimento entre Robert e Sofia é mais evidente e mais essencial para a história.

No geral, a autora está de parabéns porque a meu ver criou uma história verossímil para a época em que aconteceu e porque além disso soube criar personagens interessantes e uma história fantástica. Fiquei super entusiasmada com este livro. Adorei e espero ler mais de Carla M. Soares muito em breve. ADOREI!

O Mil estrelas no colo recomenda este livro!

5*

Sinopse:

PORTUGAL. 1892. Na sequência do Ultimato inglês e da crise económica na Europa e em Portugal, os governos sucedem-se, os grupos republicanos e anarquistas crescem em número e importância e em Portugal já se vislumbra a decadência da nobreza e o fim da monarquia.
Os ingleses que permanecem em Portugal não são amados.
O visconde Silva Andrade está falido, em resultado de maus investimentos em África e no Brasil, e necessita com urgência de casar a sua filha, para garantir o investimento na sua fábrica.
Uma história empolgante que nos transporta para Portugal na transição do século XIX para o século XX numa descrição recheada de momentos históricos e encadeada com as emoções e a vida de uma família orgulhosamente portuguesa.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s