The Empire – a história da banda que se tornou uma lenda do rock

unnamed

João Valente estreia-se na literatura com um registo improvável. De uma realidade impressionante e com um discurso fluído, junta as suas duas grandes paixões – a música e a literatura – dando a conhecer a história dos The Empire, uma banda portuguesa desconhecida no seu país, mas que se tornou uma lenda do rock além-fronteiras. Quatro rapazes que apenas queriam fazer música mas que se tornaram numa das referências do rock do século XXI.

O livro será apresentado por Afonso Cruz no dia 1 de abril, às 21h, na Fnac Colombo.

Sobre o livro:

João Valente leva-nos numa viagem nostálgica pela vida de quatro rapazes, que acima de tudo quiseram fazer música.

A música rock do século XXI acolheu na sua genealogia uma superbanda nascida de um acaso improvável. Quem foram os The Empire? Mário Andrade na voz e guitarra, Ricardo Gomes na guitarra, Tiago Gomes na bateria e Eddie Steppleton no baixo. Quatro amigos que se conheceram por acaso e que viveram um sonho invulgar. Uma banda portuguesa ignorada no seu país, mas que triunfou num dos mercados mais difíceis do mundo. E foram muito mais do que isso.

Dos momentos passados na loja de música Woodstock ao surgir das primeiras letras da banda. Da primeira demo, mal gravada num estúdio recôndito, ao contrato milionário com uma grande editora discográfica. Dos excessos e da dependência de drogas à maturidade e ao nascimento dos filhos.

Numa década, os The Empire venderam milhões de discos, ganharam legiões de fãs em todo o mundo e esgotaram centenas de salas de concertos. Tornaram-se aquilo que, enquanto adolescentes sonhadores, sempre quiseram ser: uma lenda.

João Valente conta-nos, numa escrita vívida, profundamente narrativa e apaixonante, a história romanceada destes quatro músicos que começaram, como tantos outros, por ser adolescentes de cabelo comprido, calças de ganga coçadas e t-shirts das bandas de rock preferidas.

Algumas figuras públicas deixaram o seu testemunho sobre a importância da música dos The Empire nas suas vidas:

Miguel Ribeiro, jornalista
Nuno Artur Silva, argumentista
Rita Carmo, fotógrafa
Pedro Marques Lopes, comentador
Pedro Adão e Silva, professor universitário
Makoto Yagyu, músico
Alexandre Cortez, músico e produtor cultural

unnamed (1)

Sobre o autor:
João Valente nasceu em 1977 e cresceu em Paço de Arcos. Desde muito novo que se apaixonou pela música e pelos livros. Licenciou-se em Relações Internacionais pelo ISCSP e prosseguiu os estudos no Colégio da Europa, em Bruges.

Ajudou a fundar, foi jornalista e editor da Prémio, uma revista semanal de economia. Em 2014, foi escolhido como um dos Novos Talentos Fnac – Literatura. Neste momento, trabalha na indústria seguradora, vive em Carcavelos com a mulher e os dois filhos, e encontra-se a ultimar o seu próximo livro.
The Empire é o seu primeiro romance.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s