A Filha Desaparecida – Jane Shemilt [Opinião]

01040625_Filha_Desaparecida_201601201003

Opinião:

A Filha desaparecida é a estreia da autora e com ele alcançou algum sucesso notório tendo sido este livro um bestseller internacional. O leitor começa a ler com a premissa que a filha do casal protagonista irá desaparecer despertando assim alguma curiosidade para saber qual será o desenrolar da história.

Conhecemos a Doutora Jenny, médica de clinica geral, casada com um famoso neurocirurgião e mãe de 3 filhos. Os gémeos Theo e Ed e Naomi, a filha mais nova do casal com apenas 15 anos. Naomi passa muito tempo fora de casa devido aos ensaios para uma peça em que ela é a atriz principal. Segundo Jenny, Naomi é perfeita para o papel e entende os sacrifícios que a filha está a fazer para que a peça da escola seja um sucesso. Mas nem tudo é perfeito, aos poucos o leitor vai verificando que a relação de Jenny com a mãe não é maravilhosa como outrora e que existe muita falta de comunicação.

Até ao fatídico dia em que Naomi desaparece e nunca mais volta a aparecer. Jenny e a família desespera para tentar descobrir o que aconteceu com a filha. Tal como em todas as famílias existem muitos segredos e erros que ao longo da investigação vão surgindo e vão lançando suspeitas para os membros da família e dos amigos que a rodeiam…

O livro é descrito ao leitor através de analepses, ou seja, Jenny vai narrando a história no passado e no presente e assim o leitor vai percebendo o que aconteceu quando Naomi desapareceu e o que está a acontecer com Jenny e a sua família no presente.

Mas para mim o ponto principal do livro centra-se na personagem principal: Jenny. Jenny é uma mulher que quer ser perfeita em tudo aquilo que faz, mas que infelizmente não consegue. Ela queria ter uma família feliz e perfeita, queria ser uma excelente médica e uma maravilhosa esposa e ainda queria ser excelente no seu hobby, a pintura. Mas é difícil para ela conseguir equilibrar tudo e quando Naomi desaparece é que ela começa a refletir no seu passado e em todas as decisões que tomou. Reflete que afinal nem tudo estava tão bem quanto ela queria acreditar.

No fundo o livro é um despertar de consciência para o leitor, é um livro que nos leva a refletir no quanto podemos dar de nós próprios a todas as coisas que nos rodeiam. E claro que aliado a isso ainda temos o desaparecimento de Naomi e a descoberta de como tudo aconteceu. Onde é que ela estará? Será que foi levada contra a sua vontade? Ou será que foi por livro vontade com alguém que conheceu?

A resposta está no final do livro. Para mim foi um final satisfatório mas que me chocou sobremaneira, já que não era aquele desvendar que esperava e que poderá deixar alguns leitores revoltados. Mas a meu ver (e a minha opinião vale o que vale) é um livro que vale a pena ser lido porque é realmente viciante, perturbador e reflexivo.

5*

Podem descobrir mais sobre o livro aqui: A filha desaparecida

Esta frase marcou-me imenso: “Estou sempre com frio mas ela ainda pode estar com mais.”

Sinopse:

As horas passam mas Naomi não aparece. A noite avança e Jenny desespera. A filha adolescente já devia ter voltado da escola, onde participou numa peça de teatro. A vida de Jenny, uma médica casada com um neurocirurgião de sucesso, está prestes a mudar.
Um ano depois da noite fatídica, Naomi continua desaparecida. A polícia procurou em vão e os piores cenários (rapto ou homicídio) parecem hipóteses remotas. A busca obsessiva de Jenny, que não desiste da filha, sugere outra explicação: as pessoas em quem confiava e que julgava conhecer têm escondido segredos – sobretudo a própria Naomi.

 

Anúncios

2 thoughts on “A Filha Desaparecida – Jane Shemilt [Opinião]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s