Os anjos morrem das nossas feridas – Yasmina Khadra [Opinião]

18886309

Opinião:
Os anjos morrem das nossas feridas é um romance que tem como cenário de fundo uma Argélia pejada de discórdia e um menino sonhador. Turambo é o personagem que faz este romance viver e que transmite ao leitor que nem nos nossos piores momentos devemos desistir da vida.
Turambo apesar de ter nascido no meio da miséria e de ser analfabeto era um lutador em todos os sentidos. Nunca desistiu do seu sonho de ser alguém melhor e de sair do meio da pobreza em que vivia com a sua família. Ao ser descoberto através de um golpe de sorte, torna-se um famoso lutador de boxe. Mas assim como a sua ascensão a fama e ao poder foi rápida, o seu declínio também o foi. Apesar de todas as riquezas do mundo, Turambo tinha uma grande fraqueza: as mulheres. Nelas encontrava o amor que porventura nunca recebeu das mãos da sua mãe e nelas descobria novas formas de olhar para a vida. Foram elas que lhe deram o elixir da vida mas também foram elas que o tornaram cego para o que o rodeava. Num mundo de riqueza mas também de podridão Turambo acaba tornando-se um fantoche nas mãos de outros homens que através dele conseguiram o que queriam.
Este livro, além de comovente, retrata o preconceito racial e as lutas dos homens em países em guerra, mas ao mesmo tempo é um livro introspectivo e poético ao levar o leitor a refletir na sua própria vida.

3.5*

Sinopse:
Através de uma extraordinária evocação da Argélia de entre guerras, Yasmina Khadra apresenta, mais do que uma educação sentimental, o percurso obstinado de ascensão e queda de um jovem prodígio, adorado pelas multidões, fiel aos seus princípios, e que apenas queria ser senhor do seu destino.

Advertisements

2 thoughts on “Os anjos morrem das nossas feridas – Yasmina Khadra [Opinião]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s