Fala-me de um dia perfeito – Jennifer Niven [Opinião]

26837000

Opinião:

Fala-me de um dia perfeito da autora americana Jennifer Niven foi publicado em Portugal pela chancela Nuvem de tinta. Confesso que quando li a sinopse não fiquei muito entusiasmada porque soou-me muito juvenil. No entanto, depois de ler algumas opiniões a minha curiosidade despertou e eu não aguardei muito tempo para o ler. Só me arrependo de não o ter lido logo que ele chegou a casa.

Dentro do gênero jovem-adulto este é um livro muito poderoso no que diz respeito às emoções. Conhecemos nesta viagem literária Finch um jovem rebelde e Violet, uma jovem recatada que sofre com a perda da irmã mais velha num acidente rodoviário. Num dia turbulento ambos conhecem-se e a partir daí os seus destinos ficam entrelaçados.

Na leitura que fiz senti que o livro estava dividido em duas partes. A primeira parte é quando o leitor está a conhecer as personagens e quando elas próprias se estão a conhecer. Ambas sentem-se atraídas. No caso de Finch essa atração é mais forte e chega a esbarrar com o obsessivo enquanto que no caso de Violet é algo mais subtil. Na segunda parte é quando ambos se envolvem e quando a leitura torna-se mais voraz.

O livro fala-nos de Finch, um jovem com problemas mentais graves e de Violet que se sente emocionalmente gasta devido à morte da irmã. Quando ambos se envolvem a relação de ambos torna-se obsessiva e até turbulenta devido às mudanças de humor de Finch.

Já li opiniões em que as pessoas acharam que a autora não soube falar de um tema tão forte, mas eu não senti isso. Muito pelo contrário. Eu, infelizmente, tenho um familiar que tem um problema mental e senti que a autora conseguiu transpor o que ela sente para o livro muito bem e soube transmitir isso ao leitor. Achei a forma como o livro terminou brilhante e até cruel para o leitor que ficará sem dúvida completamente esgotado.

No entanto, para mim, a chave de ouro foi sem dúvida o personagem principal: Finch. Considerei que a forma como ele foi construído foi brilhante e fez com que eu me apaixonasse por ele, uma e outra vez. Passei dias a pensar neste livro depois de o ter terminado. Foi sem dúvida uma leitura marcante e que eu considero uma das melhores (senão a melhor) deste ano.

5*

Sinopse

Violet Markey vive para o futuro e conta os dias que faltam para acabar a escola e poder fugir da cidade onde mora e da dor que a consome pela morte da irmã. Theodore Finch é o rapaz estranho da escola, obcecado com a própria morte, em sofrimento com uma depressão profunda. Uma lição de vida comovente sobre uma rapariga que aprende a viver graças a um rapaz que quer morrer. Uma história de amor redentora.

Deixe uma Resposta

