A Vinha do Anjo – Sveva Casati Modignani [Opinião]

26405497

Opinião:

A Vinha do Anjo foi a minha estreia com esta autora italiana. Ao começar o livro notei logo que tinha uma escrita peculiar e muito característica. Nesta história conhecemos Angélica, uma mulher de 34 anos, empresária de sucesso. É casada com um jornalista de 40 anos, Rafaello e têm uma filha de 14 anos. A sua vida dá uma grande reviravolta quando Angelica descobre que está a ser traída pelo marido. Num momento de desespero, tem um acidente com a sua mota e é aí que o seu caminho se cruza com o famoso cozinheiro Tancredi.

Confesso que no início da leitura pensei que já saberia o resto da história e até fiquei um pouco desiludida. Achei que seria mais do mesmo, mas estava enganada! E ainda bem. Ao contrário do que se possa pensar este não é um livro de apenas traição, é um livro que nós leva a descortinar as mudanças que ocorrem na nossa vida, como crescemos com elas e como estamos dispostos a enfrentar os momentos mais difíceis.

Ao longo do livro as personagens foram muito bem construídas. Desde o início que os capítulos estão divididos pelas personagens e assim o leitor tem a oportunidade de conhecer intimamente cada um deles e de conhecer os seus pensamentos mais profundos.

Angélica continua a ser, no entanto, a personagem principal. É uma mulher que já passou por muito. Que teve as suas fases más, que teve as suas fases boas, mas que acima de tudo aprendeu com elas todas a se tornar uma pessoa melhor.  Todas as personagens têm um papel predominante em determinada altura o que torna a história muito mais rica.

Adorei os cheiros, os sabores e a forma como se abordou o vinho ao longo do livro. Aprendi algumas coisas da qual não tinha conhecimento e fez-me ficar fã desta autora. Espero poder ler mais coisas dela brevemente.

3.5*

Sinopse:
Longas filas de videiras estendem-se pelas colinas suaves de Borgofranco. Há dois séculos que a família Brugliani é proprietária daquele antigo burgo e das vinhas, tratadas com paciência para delas extrair vinhos preciosos e únicos. Aos 35 anos, Angelica é a herdeira da tradição e do património familiar. Mãe, esposa, empresária de sucesso: tudo parece perfeito na sua vida. Só ela sabe que por detrás daquela fachada se esconde um mundo sombrio, feito de mentiras – as do marido – e de sonhos pueris.

Numa noite, em que conduzia a sua moto e sentindo-se dominada pela amargura e pelas lágrimas, Angelica não se apercebe de que o carro à sua frente está a travar. O choque é violento, mas felizmente sem consequências graves, quer para ela, quer para o condutor do automóvel, Tancredi D’Azaro. Angelica não sabe ainda que aquele homem é um dos chefs mais aclamados em todo o mundo. E ambos ignoram que, depois daquele encontro fugaz, o destino voltará a entrelaçar os seus caminhos, suscitando a tentação de um novo começo. É então tempo de fazer escolhas, tendo em conta o peso do passado e as responsabilidades do presente – porque a vida é feita de sonhos e paixões.

A Vinha do Anjo conta-nos a história envolvente de uma família e de uma tradição milenar, o retrato de uma protagonista fascinante no qual se reveem muitas das mulheres empreendedoras e corajosas que anonimamente constroem as nossas sociedades.

Advertisements

4 thoughts on “A Vinha do Anjo – Sveva Casati Modignani [Opinião]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s