VOGAIS: Sabia que os intestinos têm um cérebro próprio?

unnamed

​Já imaginou, alguma vez, a importância que o aparelho digestivo tem para o seu bem-estar físico e mental? Miguel Ángel Almodóvar revela os segredos escondidos de alguns dos órgãos mais negligenciados do nosso corpo!

Estima-se que os problemas da flora intestinal afetam atualmente entre 80% a 90% da população. Isto deve-se a alterações que ocorrem ao nível do intestino, devido a uma dieta e a um estilo de vida inadequados, e que conduz a um desequilíbrio conhecido como disbiose.

Este desequilíbrio pode contribuir para o desenvolvimento ou o agravamento de numerosas patologias, como obesidade, diabetes, asma, alergias, vários tipos de cancro e uma longa lista de alterações psicológicas — no fundo, com quase tudo o que nos impede de desfrutar de qualidade de vida.

​​O aparelho digestivo tem um «segundo cérebro»!

A partir de casos clínicos e diversos exemplos práticos, Miguel Ángel Almodóvar revela que no aparelho digestivo (esófago, estômago, intestino delgado e cólon) existe um sistema nervoso autónomo, um «segundo cérebro» formado por milhões de neurónios que estão em constante comunicação com o cérebro. A sua importância é extraordinária, sobretudo devido à influência direta que as bactérias intestinais têm na química do cérebro e, por conseguinte, no nosso comportamento e saúde.

​O Segundo Cérebro (Vogais | 240 pp | 16,59€) expõe as mais recentes descobertas científicas sobre a importância, até recentemente desconhecida nestas proporções, do estômago e da flora intestinal na nossa saúde.

​​Este livro revolucionário proporciona ao leitor uma clara explicação destas descobertas, incluindo ainda dicas e conselhos alimentares que permitirão reforçar o equilíbrio gastrointestinal, melhorando a saúde e o bem-estar.​
·
​A relação entre o intestino e o sistema nervoso l O microbioma e o sistema imunitário l O intestino e os problemas mentais e emocionais l O segundo cérebro l O desequilíbrio do microbioma: a disbacteriose l Dietas desequilibradas l O uso excessivo de antibióticos l O stress como fator desencadeador da disbacteriose l A hipótese do excesso de higiene l Tratamentos da disbacteriose l Probióticos, prebióticos e simbióticos l O Projeto Genoma Humano l A Medicina Psicossomática l A Medicina Integrativa l Alimentos que devemos controlar e, inclusivamente alimentos que devemos potenciar e descobrir l A dieta GAPS, alternativa nutricional para os distúrbios psicológicos l Menus da dieta GAPS l O juicing ou a arte de fazer sumos saudáveis e curativos l 7 menus ricos em prebióticos e probióticos

Um fascinante livro que demonstra que o aparelho digestivo possui neurónios e uma atividade independente do cérebro.

unnamed (1)

Miguel Ángel Almodóvar nasceu em Madrid, a 9 de setembro de 1950. Jornalista, investigador e divulgador especializado em nutrição e gastronomia, é licenciado em Ciências Políticas e Sociologia, com especialidade em Demografia e Ecologia Humana. Durante duas décadas foi um dos rostos mais populares da televisão espanhola, colaborando e dirigindo programas em diferentes canais. Atualmente, colabora em diversos meios de comunicação e é membro da Unidade de Investigação em Cultura Científica do Centro de Investigações Energéticas, Ambientais e Tecnológicas, em Madrid.
​ ​É autor de mais de duas dezenas de livros de diferentes temáticas, com destaque para as áreas alimentar e nutricional.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s