VOGAIS: A comovente e real história de Hannah

Uma Criança Chamada Amor

«No que concerne a lidar com crianças problemáticas ninguém tem a sabedoria, compaixão e sensibilidade de Mary MacCracken.» – New York Times

***

Com a crise e as alterações sociais ocorridas em Portugal, o número de casos de crianças a sofrer de perturbações mentais, depressão ou ansiedade sobe a cada dia. Segundo dados recentemente divulgados, quase 20 mil foram à primeira consulta de pedopsiquiatria em 2013.

E, infelizmente, a menor paciência por parte dos pais leva a que o número de crianças maltratas em Portugal se cifre em números que ninguém gostaria de contabilizar. Bofetadas, agressões com objetos, empurrões ou mesmo queimaduras com cigarros. Estes são apenas alguns dos exemplos dos 279 casos de maus tratos a crianças com menos de seis anos que chegaram ao Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF) entre 2011 e 2013. Quase sempre, em mais 45% das situações, o alegado agressor foi um dos pais da vítima

Amor, compreensão e paciência, são ingredientes fundamentais para conseguir reabilitar crianças que não podem ser ignoradas e esquecidas pela sociedade. E a história de Hannah e de Mary MacCraken são disso exemplo.

Uma Criança Chamada Amor (Vogais l 224 pp l 15,98€), bestseller internacional que chega às livrarias nacionais no dia 29 de janeiro, conta a comovente história real de Hannah, uma criança maltratada, perdida num mundo de sofrimento e solidão, e da professora extraordinária que a conseguiu resgatar para a vida.

Uma Criança Chamada Amor_01Uma Criança Chamada Amor_04

Mary MacCracken, professora especializada em distúrbios de aprendizagem, colocava sérias reservas em receber na sua sala uma nova aluna, Hannah, de 8 anos. Os três rapazes de que se ocupava estavam a fazer progressos assinaláveis e a vinda de Hannah, considerada imensamente problemática, poderia deitar por terra todos esses avanços.

Nas duas primeiras semanas, Hannah refugiou-se num armário, recusando-se a sair. Os seus berros constantes compunham um quadro com os piores sintomas que Mary alguma vez vira. Como poderia a professora ajudar uma criança habituada a ser tratada como um animal, enclausurada na própria casa e espancada pelo pai e o irmão? O que poderia dizer e o que haveria de fazer para ajudar aquela menina perdida?

Reconhecendo a enorme força interior que habitava no fundo de Hannah, Mary dedicou todo o seu amor, paciência e engenho a uma longa e incrível viagem de recuperação que encetou com a sua aluna.

Mary

SOBRE Mary MacCracken

Mary MacCraken foi uma das mais notáveis professoras de crianças com problemas comportamentais e de desenvolvimento. Começou a trabalhar na área da educação especial como voluntária numa escola de New Jersey, nos EUA, no final da década de 60 do século passado. Mary MacCraken faleceu em 2014, aos 88 anos.

Escreveu quatro livros sobre as suas experiências com crianças consideradas autistas e psicóticas, que inspiraram e comoveram muitos milhares de educadores e de leitores em todo o mundo: Crianças Perdidas e Uma Criança Chamada Amor (Ed. Vogais), City Kid e Turnabout Children.

Em 1977, um produtor da CBS viu o livro Crianças Perdidas na montra de uma livraria e não hesitou em adaptá-lo para televisão.

Mary MacCraken dedicou a sua vida a trabalhar com crianças que ela considerava únicas e não diferentes das outras, ajudando de forma inestimável a comunidade de pais e educadores de rapazes e raparigas com estas características. «Emotionally disturbed children are no different from the rest of us,” afirmou Mary MacCracken em 1978. “We all know anger. We all known loneliness and pain. We all retreat from reality. The difference is in degree.”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s