Pensamentos #1

images

Estes dias frequentei um workshop sobre felicidade e o tema era “Educar para a felicidade”. Foi uma tarde bastante divertida e com imensos momentos reflexivos. O workshop estava orientado para a psicologia positiva que para quem não sabe foi criada na década de 90 para complementar a psicologia tradicional. Esta nova visão em vez de se focar na cura dos distúrbios mentais, propõe uma nova abordagem: trabalhar as potencialidades, os talentos, e a persistência (etc).

Estes são temas que sem dúvida me fascinam. Eu própria sou mais virada para a abordagem positiva e no trabalho com grupos. Gosto de conhecer novas pessoas, de conhecer como encaram a vida e como fazem face aos problemas com que se deparam.

Hoje não foi um dia muito fácil para mim, já que recebi uma noticia que não estava à espera. É algo que irá atrasar ainda mais o meu futuro profissional e que dada a instabilidade que o país atravessa não vem me favorecer em nada. E por isto hoje, ainda mais que outro dia tentei pôr em prática o que aprendi no workshop. E um dos principais pensamentos é agradecer o que temos (que é muito!) e não pensar no que não temos. É focar-nos no que está ao nosso alcance e que poderá nós fazer feliz sem que isso dependa de outrem. No entanto, isto é algo extremamente difícil de fazer já que existe algo que eu quero mais do que tudo neste momento: emprego.

Às vezes tenho receio de soar mimada. Eu tenho consciência que tenho tudo, que não me falta nada e que todos os dias é um milagre que temos de agradecer, mas por vezes a nostalgia parece que toma conta de nós.

Com isto tudo o que quero dizer é que realmente a felicidade reside dentro de cada um de nós e que só de nós depende. Eu posso escolher ser feliz hoje com aquilo que tenho e não passar o dia a me queixar do que não tenho. Se é fácil? Não me parece que seja. Mas é uma aprendizagem…como tudo na vida o é.

transferir (1)

Vamos viver um dia de cada vez porque o hoje está aqui, o ontem já foi e o futuro não nós pertence!

One thought on “Pensamentos #1

Deixe uma Resposta

