Tatiana – Paullina Simons [Opinião]

1002659_447401885393106_159580405_n

Opinião:

O grande amor da minha vida foi um livro que me marcou profundamente. Não apenas a linda história de amor relatada, mas também os horrores descritos. Como é óbvio, esperava ansiosamente a segunda parte deste livro. Tatiana é supostamente esta segunda parte.

No final da primeira parte, Tatiana consegue fugir para a América. Grávida, consegue ter o seu filho em terras americanas o que proporciona cidadania. Aqui vamos conhecer o que será de Tatiana, o que lhe irá acontecer, assim como vamos descobrir o que se passará com Alexander.

Foi a primeira vez que eu li algo sobre a Segunda Guerra Mundial da perspectiva da Rússia e ao longo do livro vamos aprendendo e tomando conhecimento de todos os horrores que se passaram nessa altura. A revolta que cresce dentro de nós é enorme porque em cada virar de página vamos nós apercebendo do ponto a que chegou a estupidez e a ganância humana.

Tanto Hitler como Estaline eram assassinos que massacraram milhares de vidas. Não vou descrever mais nada do livro mas posso adiantar que é relatado ao leitor o que aconteceu ao imensos emigrantes que abraçaram esta ideologia política e que se mudaram para este estado. É dado a conhecer como tudo funcionava, desde os apartamentos que tinham que dividir, até como funcionavam as profissões e a distribuição dos alimentos.

Conhecemos esta realidade através da infância de Alexander. Através de analepses fazemos uma viagem ainda maior no tempo e verificamos como tudo funcionava. É relatado também todos os horrores da guerra, da sua evolução, de como os russos conseguiram expulsar Hitler e as suas tropas, mas também como sofreram ao se verem cercados por eles. Todos acabavam por ser culpados de alguma coisa e não havia escapatória.

Ao longo de todo o livro ouvimos a voz de Alexander mas também ouvimos a voz de Tatiana e é com ansiedade que queremos chegar ao reencontro de ambos, mas são muitas as vezes que pensamos que talvez esse encontro nunca chegue a suceder, principalmente por tudo o que Alexander está a passar.

Adore ler este livro e foi uma sensação estranha porque estas são personagens que tornam-se parte de nós. Choramos e rimos com elas e também sofremos…

E eu nem ia falar neste assunto mas não resisto porque estou mesmo chocada e triste. Como será possível que a editora tenha cortados os últimos capítulos e tenha-os deixado para um suposto terceiro livro juntamente com um epílogo? E então o verdadeiro terceiro livro? Que raiva! Enfim! É mesmo enganar os leitores…

Eu não sei se irei ler o terceiro volume…aliás nem sei o que faça porque fiquei mesmo muito triste e desapontada 😦

5*

Sinopse:
Com apenas dezoito anos, Tatiana está grávida e só. O seu marido, Alexander, foi acusado de espionagem e preso pela infame polícia secreta de Estaline.
Alexander é um herói de guerra condecorado que carrega um segredo fatal. Nascido na América, vive encurralado desde a adolescência na União Soviética, para onde imigrou com os pais, que queriam viver o ideal comunista. Mas o brutal regime do país rapidamente destroçou os seus sonhos. Para se proteger, Alexander serviu o Exército Vermelho e fez-se passar por cidadão soviético. Para ele, a II Guerra Mundial é já uma causa perdida: tanto a derrota como a vitória significam a morte.
As notícias que dão conta do triste destino de Alexander levam Tatiana a fugir para a América. Quando chega a Nova Iorque, ela é uma jovem viúva com um filho pequeno nos braços e um passado doloroso. Pouco tempo depois, tem um emprego, amigos e a vida com que nunca ousou sonhar. Mas a dor pela perda de Alexander nunca a abandona. Algures dentro de si e contra todas as evidências, ela continua a ouvir a voz do seu grande amor…
Uma história épica de amor e guerra. Um hino ao poder dos sentimentos e da fé humana.
Tatiana é a sequela do bestseller mundial O Grande Amor da Minha Vida.

Anúncios

2 thoughts on “Tatiana – Paullina Simons [Opinião]

  1. Jojo diz:

    Eu vou er o segundo e o terceiro em inglês! Temos pena mas não compro mais nenhum livros à ASA que seja série ou colecção.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s