A sombra do vento – Carlos Ruiz Zafón [Opinião]

3428752

Opinião:

Sabem, tenho andado com muita vontade de ler (o mês de Agosto foi fantástico em leituras) mas ando sem vontade nenhuma de escrever as opiniões. Nem tenho ligado o PC. Alguns dias atrás lá arranjei alguma vontade e escrevi a opinião deste livro, mas quando a fui publicar, foi tudo ao ar e eu fiquei sem opinião (não, não a tinha guardado noutro sítio), e por isso, como devem imaginar, fiquei mesmo chateada e acabei por ficar imensos dias novamente sem escrever nada. Por isso não estranhem se as próximas opiniões forem pequeninas.

Este livro provocou-me sentimentos contraditórios ao longo de toda a sua leitura. Primeiro porque estava com elevadíssimas expectativas e estas acabaram por não serem cumpridas. É verdade que gostei imenso da histórias, é original (mais ou menos) e o que de facto tem de muito valor este livro é o seu factor surpresa. Num momento estamos a ler e no outro estamos feito parvos a olhar para o nada e a pensar se lemos mesmo aquilo que acabamos de ler! Neste ponto eu dava 5 estrelas ao livro porque é realmente muito bom, além do que, a história é muito bonita e romântica.

No entanto, esta não é de todo a leitura que me satisfaz. O autor tem uma escrita pesada, lenta e bastante descritiva. Eu demorei semanas a ler este livro porque aborrecia-me tanto! A meu ver houve diálogos e cenas descritas que não trouxeram nada de novo ao livro e poderiam muito bem ser cortadas.

No geral foi um livro bom, mas nada de especial.

3*

Sinopse:
“A Sombra do Vento” é um mistério literário passado na Barcelona da primeira metade do século XX, desde os últimos esplendores do Modernismo até às trevas do pós-guerra. Um inesquecível relato sobre os segredos do coração e o feitiço dos livros, num crescendo de suspense que se mantém até à última página.

Numa manhã de 1945, um rapaz é conduzido pelo pai a um lugar misterioso, oculto no coração da cidade velha: O Cemitério dos Livros Esquecidos. Aí, Daniel Sempere encontra um livro maldito que muda o rumo da sua vida e o arrasta para um labirinto de intrigas e segredos enterrados na alma obscura de Barcelona. Juntando as técnicas do relato de intriga e suspense, o romance histórico e a comédia de costumes, “A Sombra do Vento” é sobretudo uma trágica história de amor cujo eco se projecta através do tempo.

Deixe uma Resposta

