A sorte que move o destino – Matthew Quick [Opinião]

Liv01040584_f

Opinião:

Matthew Quick nasceu em 1973. Formou-se em Escrita Criativa no Goddard College e foi professor de língua inglesa. É autor do bestseller Guia para um Final Feliz, que a Presença publicou também na coleção «Grandes Narrativas» e que deu origem ao filme homónimo, de grande sucesso, com Robert de Niro, Bradley Cooper e Jennifer Lawrence, distinguido com um Óscar e um Globo de Ouro e com várias nomeações para ambos. A obra de Matthew Quick recebeu já diversos louvores e distinções, incluindo uma menção honrosa do prémio PEN/Hemingway, e tem sido traduzida para diversas línguas com um excelente acolhimento. Editorial Presença

Já tinha lido anteriormente Guia para um final feliz deste autor e foi um livro que eu realmente adorei ler. Este autor nos seus livros, aborda de uma forma muito peculiar e diferente as doenças mentais. Sendo eu psicóloga, é um assunto do qual gosto de ler e que me cativa sobremaneira.

A sorte que move o destino dá a conhecer ao leitor, Bartholomew, um homem de 38 anos que tem atraso de desenvolvimento e problemas emocionais. Este homem sempre viveu com a sua mãe, já que o pai os abandonou quando ele ainda era um bebé. Quando a mãe morre, Bartholomew fica desorientado e é assim que outras pessoas entram na sua vida como Wendi, a terapeuta que ficou encarregada de o ajudar com o processo de luto e o padre que sempre fez parte da sua vida e da vida da sua mãe, mas que agora decidi mudar-se para sua casa para o ajudar em todo o processo.

Vários acontecimentos se sucedem e é com a ajuda de um grupo de amigos que decidi partir em viagem para conhecer o seu pai e poder por fim dar um rumo à sua vida. Apesar do seu atraso de desenvolvimento, Bartholomew é um homem inteligente e com grande capacidade de perceber pelo que os outros estão a passar. E é devida a essa mesma capacidade que ele se torna alguém tão especial e uma personagem tão cativante para o leitor.

Este foi sem dúvida o grande livro para mim. Agora que escrevo a opinião, até fico comovida quando penso em todos os personagens, são daqueles que deixam saudades pela sua simplicidade e originalidade de encarar a vida.

É um livro bastante comovente e ao mesmo tempo irreal. O livro é todo narrado por Bartholomew através das cartas que escreve para Richard Gere. Tudo começou quando encontrou uma carta da mãe dirigida a este actor. Como a mãe gostava muito dele, esta foi uma forma que Barth arranjou de ficar mais perto da sua mãe e de a manter viva na sua memória.

A única coisa negativa que tenho a apontar a este livro é a sua previsibilidade. Mas tirando isso não tenho nada a apontar, muito pelo contrário. E tal como a imprensa o disse, este é um livro “invulgar” mas com um grande sentido da vida. É em pequenas frases, pequenos gestos que vemos o quão grande é esta obra. Foi um deleite poder ler este livro. Adoro este autor e esta foi sem dúvida mais uma história cativante, emocionante e realmente diferente e fantástica! ADOREI!

5*

Se quiserem saber mais sobre o livro: A sorte que move o destino

Sinopse:

Durante 38 anos, Bartholomew Neil viveu com a mãe e para a mãe… até ao momento em que ela adoece gravemente e morre. Sem saber como irá continuar a viver sem ela, começa a procurar um novo rumo para a sua vida, e a primeira pista que lhe aparece surge justamente numa das gavetas da mãe – uma carta assinada por Richard Gere, o próprio.

Acreditando piamente que o famoso ator está destinado a ajudá-lo, Bartholomew escreve-lhe uma série de cartas contando-lhe todos os pormenores da sua vida. E é assim que, na companhia de um grupo de amigos e do espírito de Gere, Bartholomew viaja até ao Canadá, numa demanda que se revelará pródiga em surpresas…

Com humor e sabedoria de vida, A Sorte Que Move o Destino, o novo romance do autor de Guia Para um Final Feliz, fala-nos da vontade sincera de um homem inadaptado de construir o seu próprio projeto de vida.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s