Roma 40 D.C. – Adele Vieri Castellano [Opinião]

roma

Opinião:

Roma 40 D.C. é o livro da autora italiana Adele Vieri Castellano, autora que é publicada pela primeira vez em Portugal pela editora Quinta Essência. Nascida em meados dos anos sessenta, viveu muitos anos em França e adora ler e escrever. Mora em Milão, com os seus dois gatos e tem uma grande paixão pela História antiga, que adora reconstruir com paixão nos seus livros. Escreveu o seu primeiro conto aos nove anos e escolheu para pseudónimo o nome da sua bisavó.

O cenário grandioso deste livro desenrola-se no famoso e fascinante Imperium Romanum, um dos Impérios mais poderosos e cativantes do mundo inteiro. É aqui que os deuses tomam as rédeas da vida dos simples comuns mortais e brincam com os seus destinos, como uma forma de divertimento cruel e humor mórbido.
É logo desde o início que esta história cativa pela sumptuosidade de descrições da Roma antiga, onde somos logo envolvidos por aquele ambiente de tensão, intrigas e ciúmes. Quando o comecei a ler, confesso que estava com algumas dúvidas, nunca pensei que fosse gostar tanto de conhecer esta história e as personagens que a compõem.

Adorei conhecer esta autora, já que com uma escrita cuidada e muito intensa, leva-nos a conhecer não só Roma mas também Cápua, ambos palcos fascinantes de atrozes crimes, bárbaras competições, dos ambientes ricos e dos meios mais pobres e desumanos.
A narrativa está povoada de expressões típicas que são impossíveis de entender, sem visitar o glossário que se encontra nas últimas páginas, glossário este que me fascinou pela sua riqueza de expressões desconhecidas até então. Ao início é uma leitura lenta, já que a autora faz questão de centrar primeiro o leitor na história. Começa por contar a história de onde tudo começou e depois aos poucos vai apresentando as personagens.

Além das personagens somos levados a conhecer as ambições politicas da sociedade e o que esta ambição leva as pessoas a fazer. Intriga, ódio, rancor ou mero capricho são os ingredientes predominantes de uma sociedade fascinante mas que ao mesmo tempo era das mais incivilizadas. Uma sociedade que se deixava guiar pelos seus instintos mais básicos. Foram estes pormenores que revelados ao leitor aos poucos e poucos, que mais me fascinaram. Muitas vezes dei por mim a suster a respiração com medo das decisões que poderiam tomar, já que poderiam mudar o Fado das várias personagens que este livro é composto.

O casal protagonista fascinou-me de uma maneira que cheguei a ficar um pouco obcecada. No início Lívia irritava-me, achava-a uma mimada, mas depois apercebemo-nos que era tudo uma representação e que muitas vezes era movida por orgulho. Marco Quinto Rufo é fascinante, já que num momento é dos homens mais duros e inconsequentes e no outro instante é a ternura em pessoa. E além deste casal, somos presenteados com outros amores e desamores que espicaçam a nossa curiosidade.
Roma 40 D.C. é um livro a meu ver fascinante, já que a par com toda a descrição histórica é um livro extremamente sensual, apaixonado, cheio de ternura e que cria no leitor a ansiedade de querer saber mais e mais. Um excelente livro que eu recomendo sem qualquer tipo de reservas. ADOREI.

5*

Sinopse:
O fascínio da Roma antiga ganha vida num romance de tons sedutores e misteriosos.

Roma 40 d. C. Gaio Júlio César Germânico, Calígula, é imperador. Marco Quinto Rufo é o segundo homem mais poderoso de Roma. Lívia Urgulanila tem um passado para esquecer. Ele é um homem endurecido pela floresta germânica, bonito e forte, que não conhece o medo ou limites. Ela é uma aristocrata refinada e arrogante cujo destino já está escrito.
Mas os deuses decidiram de outra forma e quando Rufo a toma para si, não imagina remotamente as consequências do seu gesto. Roma não é uma província onde tudo, incluindo raptar uma mulher, é permitido. E mesmo que o próprio Calígula decida dar-lha, conquistar o coração de Livia irá ser a tarefa mais difícil e temerária que Rufo já empreendeu.
Irá Lívia entregar o seu coração a um homem cruel que não hesita diante de nada?

Anúncios

4 thoughts on “Roma 40 D.C. – Adele Vieri Castellano [Opinião]

  1. Francy diz:

    Hello I’m Francesca from Italy and a friend of Adele V. Castellano’s. I love Roma 40 dc and I’m very glad you like it too. I hope many other readers in Portugal will do the same. In Italy the number of Rufus fans is increasing constantly. You know, this book is part of a series that now has reached the fourth book. One better than the other. If you want to get to know something more about the series you’ll we welcome to visit my blog – La mia biblioteca romantica- where we have dealt with all the books. And you can read an interview about Roma 40 DC . Here’s the link: http://bibliotecaromantica.blogspot.it/2012/05/intervista-adele-vieri-castellano.html
    It’s in Italian but with google translator you can translate it in a minute. ;0)
    Adele V. Castellano also invites you to join her group of fans at her facebook page:” Roma 40 d.C. Destino d’Amore” where she has put a link to your review ;o)
    CIAO
    Francesca

    • milestrelas1 diz:

      Hello Francesca! Thank you for your comment. I will visit your blog and try to know more about the series. I have visited the site of the author and had already taken note. Now I look forward to the other books in this series. I will love also to know the history of Aquilato.

      Thanks for visiting my blog.
      kisses

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s