Desafio das 52 semanas para poupar

Hoje trago um post diferente do habitual. Quem me segue sabe que de vez em quando coloco posts um pouco pessoais e este é um deles.

Eu tal como milhares de jovens em Portugal ainda vivo com os meus pais e encontro-me numa situação financeira precária. Tenho 27 anos e só o ano passado arranjei o meu primeiro emprego – um estágio através do centro de emprego. Dou também explicações aos sábados e durante o verão a alunos do 1º ciclo. Mas uma das coisas que mais tenho tido dificuldade tem sido poupar dinheiro.

Tenho alguns vícios mas estão bem controlados. No entanto do que diz respeito aos livros a coisa muda de figura. Aliás, nos últimos dois anos gastei fortunas em livros. E o problema não é gastar, o problema é que não tenho conseguido poupar.

Por isso quando vi esta imagem com este desafio soube logo que teria de tentar. Sei que será bastante difícil por isso mesmo decidi partilhar com vocês. O desafio será também mostrar-vos todos os meses como está a correr e qual o meu progresso. Se vocês quiserem participar e ir partilhando as vossas dificuldades comigo serão muito bem-vindos. Não vou colocar o dinheiro no banco, para isso já tenho outra conta poupança. Este dinheiro será depositado num mealheiro que comprei para o efeito e que só se pode abrir mesmo no final porque é daqueles que tem de ser rompido.

O desafio é este:

1555316_643783582352117_1856807988_n

52 thoughts on “Desafio das 52 semanas para poupar

  1. Mafalda Férias diz:

    Adorava fazer este desafio, mas não trabalho portanto é impossível para mim por exemplo quando os valores chegarem a mais de 10€ meter de lado todas as semanas uma nota dez, vinte e depois trinta, quarenta e cinquenta euros. Vou tentar meter 5€ por semana que dá 1€ por cada dia útil, mais não posso. 😦

    espero que faças muitos updates para vir cá cuscar eheh 😉

    quanto às compras de livros já decidi: livros portugueses só em 2ª mão ou se novos, tentar vender depois. vou apostar nos ingleses, tmb alguns deles em 2ª mão. Acho que 2014 vai ser mesmo o ano dos ebooks e livrinhos da harlequin baratos 😦

    beijocas miga e força

    • milestrelas1 diz:

      Obrigada Mafi! Esse desafio a que te propões também é muito bom! 🙂 Eu este ano vou mesmo tentar comprar poucos livros. Só vou comprar mesmo aqueles que quero e tentar ler mais em ebook.
      Vou actualizar o desafio no dia 1 de cada mês 🙂 Depois vem cuscar e me dar força que bem vou precisar! hihihihihi
      Beijinhos

  2. vânia duarte diz:

    o ano passado comecei um mealheiro em fevereiro e abri só em dezembro e fiquei espantada com o que consegui juntar, de tal forma de consegui comprar a máquina fotográfica que queria há tanto tempo e que secalhar de outra forma não conseguiria, porque com casa e contas para pagar há coisas que ficam em segundo plano. Este ano voltei a fazer o mesmo e já tenho o meu mealheiro anual, gostei desta tua proposta, vou roubar para mim, para me inspirar. beijinhos

  3. Clarinda diz:

    Bem bom o desafio! Seria fácil para mim se não me tivessem cortado tanto no ordenado, e vão cortar mais, e porque tenho duas filhas adolescentes à beira da Universidade, uma casa por pagar, etc, etc, todos sabem como é… 😦

    Vou tentar fazer até onde der, Se não for capaz vou até aos 10 euros por semana e depois mantenho. Seria bom no fim do ano ter cerca de 500 euros na latinha! Vamos ver se sou capaz. 🙂

    • milestrelas1 diz:

      O espírito é esse Clarinda. Também para mim vai ser muito difícil já que em Novembro e Dezembro vou estar desempregada. Mas a esperança é a última a morrer 🙂 Boa sorte!

  4. Talvez!!! diz:

    Este texto é tão genial, mas tão genial, que no fundo acaba por ser estúpido!
    Cabe na cabeça de alguém, pessoas que recebam o ordenado minino, no mês de natal despenderam metade do salário para poupanças?!

    Mas mesmo assim, fica lá descansada, há uma coisa mais absurda que isto… é o facto de Camilo Lourenço dar palestras, e explicar a pessoas com o ordenado minino, como poupar, poupar como fazem os que ganham mais de 4digitos!

    • milestrelas1 diz:

      Eu não disse que ia fazer a poupança. Eu disse que ia tentar. Além disso você não sabe se eu tenho rendimentos de outro lado que me permitam realizar esta poupança do início ao fim sem ter de despender de metade do meu ordenado. Cada pessoa faz as poupanças que pode e de acordo com o seu ordenado.

      • odesafiodaleitura diz:

        Em resposta ao comentário do “Talvez!!!”: Claro que eu olho para este desafio e penso “Era bom, era”. Estando desempregada e caso a situação se mantenha, claro que não consigo tirar o referido valor em Dezembro, aliás deixarei de o poder fazer muito antes. Mas se na altura estiver a trabalhar (assim o espero!!!) posso muito bem tirá-lo do meu subsídio de natal por exemplo, e em vez de gastar o subsídio de férias (era bom sinal se o recebesse) deixá-lo logo de parte para caso de nas semanas que se avizinham não conseguir meter de parte o referido valor. Mas como já se disse acima podemos até só chegar aos 10€ por semana, mas o que conta é do pouco conseguir fazer muito, e mesmo esses 10€ por semana dali a mais 42 semanas será uma boa quantia para quem tinha um mealheiro vazio.
        Em resposta à milestrelas1: Acho que acima de tudo o importante é a força de vontade de cada um, pois é claro que neste momento poupar exige muitos sacrifícios, e a nós pode exigir-nos não comprar livros ou não beber café na rua todos os dias, mas ao chegar ao fim vai saber-nos muito bem. O meu mealheiro já tem 3€, quando atingir o meu limite aviso-te 🙂

      • milestrelas1 diz:

        Obrigada pelo comentário, talvez não deixei passar isso no meu texto mas a verdade é que eu própria tenho dúvidas que vou conseguir fazer esta poupança. Eu apenas disse que vou tentar e a intenção será ir guardando o máximo que conseguir. E quis tentar fazer esta poupança este ano porque ainda tenho muita ajuda dos meus pais.

  5. nunochaves diz:

    Olá Sandra… tinha de cá vir “cuscar” o dito comentário! LOL
    Pois… esta iniciativa é deveras interessante, mas pelo menos para mim é impossível de cumprir. Estou naquele grupo da percentagem 16… logo!
    E semanalmente é uma evolução e tantos. De qualquer das formas venho ver de vez em quando, como está a correr.
    Desde 2012, que cada vez menos, compro livros, e não é porque não queira, é porque não dá mesmo. Temos uma diferença de idades, embora isso não queira dizer nada.
    Como sabes tenho uma menina pequena e é sempre uma carteira aberta, fora o resto ( que todos têm… casa, carro etc…)
    Este ano fiz uma espécie de tabela lá no blogue, para ir vendo, como me vou comportando este ano!
    Quando puderes, passa lá para espreitar!
    Beijinhos e boas leituras.
    http://nososlivros.wordpress.com/leituras/2013-2/

    • milestrelas1 diz:

      É uma evolução e tantos é verdade. Tenho plena consciência que será extremamente difícil mas se eu não conseguir poupar o valor todo e conseguir poupar nem que seja uma parte desse valor ficarei muito satisfeita. O desafio será principalmente para poupar o máximo que eu conseguir e não necessariamente o valor que aqui está.
      Obrigada pelo comentário e eu percebo-te perfeitamente porque a minha família também já passou por tempos difíceis. Adorei a tabela e vou fazer cá no blogue também!
      Beijinhos e boas leituras

  6. Crina diz:

    Ola…Eu também achei muito interessante a tabela mas parece um bocado dificil no fim…Eu começai uma tabela feita por mim que as mais fácil de realizar…e já tenho lá 10.00€…E assim :
    – de 1ª até 10ª semanas ponho 5.00€ = 50.00€
    – de 11ª até 20ª semanas ponho 10.00€ = 100.00€
    – de 21ª até 30ª semanas ponho 15.00€ = 150.00€
    – de 31ª até 40ª semanas ponho 20.00€ = 200.00€
    – de 41ª até 50ª semanas ponho 25.00€ = 250.00€
    – as semanas 51ª e 52ª ponho 30.00€ = 60.00€
    No final do ano acumulo : 810.00€
    Nota: Não e 1.378.00€ mas já da para comprar uma lembrança do Natal para mim e outra para a minha filha….

    Boa sorte a todos e todas que tem coragem de poupar seja qual tabela for…
    Beijinho. 😉

    • milestrelas1 diz:

      Pois é, o problema desta tabela são os últimos meses que são bem dificies. Essa tabela também está muito boa, eu se não conseguir seguir esta poupança vou ir colocando o máximo que conseguir que será mais ou menos esses valores que apontou 🙂
      Muito obrigada pela visita e pelo comentário!
      Beijinhos e é verdade! Boa sorte a todos e todas que tem coragem de poupar seja qual tabela for!

  7. jessicakampaJéssica K. diz:

    Oi, eu estou de passagem pelo seu blog, estava procurando outro projeto, mas cliquei no link e vi esse aqui. Eu já tinha visto esse e estou participando também. Você disse que em Novembro e Dezembro ia estar desempregada, eu pensei o seguinte: você pode fazer o projeto de trás pra frente, sabe? Começar com R$52,00 e ir diminuindo, quando for Novembro e Dezembro serão quantias bem menores e acho que fica até mais fácil, não é? E você vai conseguir sim, eu tenho 16 anos e estou fazendo o projeto, estou colocando o dinheiro do cofrinho (que eu sempre tô tirando pra gastar com algo) pra “pagar” o projeto, não vai durar muito tempo, as é o que tem. Estou procurando um emprego e espero que eu consiga, porque considero uma dívida cumprir esse projeto.

    • milestrelas1 diz:

      Jessica essa é também uma excelente ideia 🙂 Muitos parabéns por estar assim a poupar e já tão nova, não é muito habitual ver alguém tão novo e a pensar em poupar tanto dinheiro. Boa sorte! Vai conseguir de certeza! 🙂

  8. Andreia diz:

    Estou na mesma situação que tu , ainda em casa da mãe e adorei a ideia e irei fazer e sugerir lá no blog . Ando a gastar demasiado dinheiro em maquilhagem e livros e esse valor final era óptimo. Em relação aos meses finais sei que os vou conseguir também se começar já a reduzir x gastos estes primeiros meses :p beijinho

      • Pó_de_fada diz:

        Olá! Achei a ideia muito interessante e até engraçada. Claro que sabemos bem as condicionantes de cada um(a) mas isso é gerido e adaptado, também, por cada um(a), da melhor maneira, e já li nos comentários alternativas fantásticas. Eu também vou fazer o que conseguir!
        Para aqueles ou aquelas que aqui vêm só para “destruir”, é melhor “não dar ouvidos”.
        Conhecem “A história do sapinho”? Para quem não conhece ela aqui fica:

        “Era uma vez uma corrida de sapinhos. O objectivo era atingir o alto de uma grande torre.
        Havia no local uma multidão assistindo. E a competição começou.
        Infelizmente uma onda de negativismo pairou sobre a multidão: “Que pena… esses sapinhos não vão conseguir, não vão conseguir!”
        E os sapinhos começaram a desistir. No entanto, havia um que persistia e continuava a subida, em busca do topo.
        A multidão continuava gritando: “Que pena! Vocês não vão conseguir!”
        E os sapinhos estavam mesmo desistindo, um por um… menos aquele sapinho que continuava tranquilo, embora cada vez mais ofegante.
        Já ao final da competição, todos desistiram, menos ele. E a curiosidade tomou conta de todos, que queriam saber o que tinha acontecido… E assim, quando foram perguntar ao sapinho como ele havia conseguido concluir a prova, descobriram: o sapinho era surdo!”

        ( Eu continuo a escrever pelo (chamado) antigo acordo ortográfico)

        Boas poupanças!!

  9. NJ diz:

    È tudo mt giro no inicio do ano, mas quando chega a agosto temos de desmbolsar para a poupança cerca de 140€ e apartir dai é sempre a subir até dezembro que chega aos 200€. Assim é facil chegar aos 1300 mas o melhor é dividir tudo e mandar cerca de 100€ / mes para o lado e gastar tudo em vinho no fim do ano…

    • Glaucia diz:

      A minha poupança esta crescendo… desde janeiro de 2013 eu coloco na poupança saindo direto da minha conta 100€/mês, assim eu não vejo o dinheiro e não caio em tentação de gasta-lo. Mas tb vou tentar fazer esta poupança sugerida aqui 😉 Se eu ver que algum mês me sobrou mais dinheiro vou colocar valores mais altos e depois valores mais baixos (ex. 5a. semana coloco 52€ e semana 52 coloco 5€) e assim vou tentando seguir esta poupança até o fim 🙂

  10. Olivia Martins diz:

    Acho a ideia engracada mas o problema e que nem todos temos $$ para guardar todas as semanas… por mim, ha semanas que nem trocos tenho na carteira… so se umas semanas compensarem as outras. Mas ja fiz uma outra coisa e deu resultado. Em vez que comprar “vicios” cheguei a guardar esse $$ e no final de 1 mes ja tinha uma boa quantia. Acho mais viavel esta ideia do que a tua.

  11. IlustreDesconhecido diz:

    A minha ideia é mais saudável!!! Eu sou fumador (estou a deixar de ser), desde o dia 1 de janeiro que não fumo (é nesta parte que me dão os parabéns lol), e a minha ideia é colocar religiosamente num mealheiro os 4€ diários que gatava em média em tabaco, no fim do ano dá qualquer coisa como 1460€…já dá para fazer qualquer coisinha com isso.

  12. Fabio Filipe Luz diz:

    boa tarde tava passeando pelo facebook e vi este desafio…. e vou falar com a minha namorada e vamos tentar fazer este desafio, visto que ja começamos a por algum dinheiro dentro do mealheiro, como por exemplo 1€ ate 5€ por dia, e agora vou lhe propor este desafio a ver no que da, e o quanto conseguiremos poupar, pois estamos a pensar em mudar de casa ainda este ano …

    Desafio aceite 😀

  13. Cláudia Cavaco diz:

    Olá Mil estrelas!
    Adorei a ideia!!!
    Acho super giro, no inicio será relativamente fácil, mas no
    fim já começa a ser puxado um valor tão elevado por semana, mas com ajuste aqui, ajuste ali, parece-me possível, principalmente se o fizermos com a nossa cara metade!
    Eu chamo-me Cláudia e sou a administradora do blogue Guia de Poupança, tal como o nome indica, é um blogue dedicado a poupar e por isso, este post parece-me indicado.
    Por isso, e se não for inconivente gostaria de partilhá-lo, indicando o link para os seguidores, serem reencaminhados para aqui. Parece-te bem?

  14. Marcelina diz:

    olá milestrelas1!
    gostei muito e vou fazer, como começo uma semana mais tarde esta semana vou colocar 3 euros. colocarei o dinheiro sempre ao sábado. vou transmitir as minhas amigas e juntas iremos aprender a poupar. obrigada pela dica 🙂

  15. Filipe diz:

    Vou só dizer porque estas acções de poupanças não fazem muito sentido, principalmente a partir da semana 10. Só tenho 10€ na carteira, ah e tal, vou guardar 10€. Fico sem dinheiro, tenho que ir à rua e levantar mais 10€. Aquilo que guardei, foi o que tirei da minha conta, ou seja, não tou a poupar nada, tou a ficar igual. Acho que seria mais lógico tentar guardar parte do ordenado mensalmente (para quem trabalha, claro) e nunca chegar a ter essa parte na conta, do que guardar dinheiro e depois ter que ir tirar à conta porque ficámos sem dinheiro na carteira.

  16. Mike Costa diz:

    Eu sou fumador, ou bem melhor, era, e fiz de uma maneira diferente, todos os dias ia metendo 5 euros no melhareiro, fiz isso desde 1 de janeiro de 2013 até 1 de janeiro de 2014, poupei mais de 1800 euros, so em tabaco, este ano deixei tambem de beber, e meto 8 euros todos os dias no melhareiro, vamos a ver quanto dá :3

    • milestrelas1 diz:

      Mike muitos parabéns, fiquei muito feliz com o seu comentário. O Mike é a prova viva de que podemos conseguir as coisas que queremos. Muitos parabéns e muita força para este novo e para o seu novo projeto de poupança!

  17. Luis Fernandes diz:

    boas, passei por aqui para ver formas de poupar muito provavelmente com uma intenção diferente nao poupo para livros, nao pouco para cultura poupo um pouco mais por um motivo que me leva a ter mais gozo na vida (uma mota). mas este sistema de poupança a meu ver para quem tem um emprego, só para estes pois eu sei o que é viver com um ordenado minimo se houvesse mais uns centimos esses centimos eram gastos em comida e nao poupados, primeiro esta a barriguinha, eu sou um jovem que felizmente está empregado, vivo na casa dos meus pais e por isso todo o dinheiro que ganho é para mim, ninguem me pede nada mas eu nao deixo nunca o frigorifico chegar ao fim desde que eu possa mesmo que tenha de cortar nas saidas primeiro está a familia, o unico vicio que tenho é mesmo o sair à noite sou uma pessoa que nao só gosta como precisa de estar com os amigos para se sentir bem sem me sentir ”um bicho do mato” e quando saio com eles bebo uns canecos e pronto gasto sempre algum dinheiro mas mesmo assim consigo poupar, mas neste momento comecei um desafio, criei uma conta poupança e tenho uma transferencia fixa todos os meses de 100euros o meu desafio é viver com menos 100 euros por mes e tenho a conta poupança para 5 anos se bem que as transferencias se algum dia por algum problema ficar desempregado ou alguem ca em casa esses 100 euros farao falta e ai terei de cortar esta transferencia mas ate lá estará a somar, mas para poupar esse valor por ano (52 semanas) eu aconselho a todos os empregados a fazer o mesmo uma transferencia fixa para o dia após o recebimento do ordenado desde que este seja sempre em dia certo o valor anual será o mesmo e vão ver que a partir do terceiro mes nem dao por falta de 100 euros no ordenado e quem diz 100 diz 50 e quem diz 50 diz 20 mas ao fim de uns anos caso haja um problema um azar seja o que for uma multa de carro que eles andam ai que nem cães temos esse pe de meia espero que sirva para alguns 🙂 cumps luis fernandes

    • Glaucia diz:

      Luis Fernandes, essa de 100€/mês saindo direto da conta uns 2 dias depois do pagamento é uma boa ideia, como ja disse faço isso ha 1 ano e vejo o resultado satisfatorio 🙂

  18. Maria SAntos diz:

    olá!
    Vou fazer mas com outros valores, como explico no meu face!
    Não custa tentar!
    obrigado por partilhar esta ideia

  19. Célia Reis diz:

    Bom dia já alguns anos que faço deste género de poupança, todas as moedas de 1 euro que sobra ao fim do dia em guardo, no dia seguinte faço igual, consecutivamente, vou guardando para gastar naquela coisa que queres mesmo tipo (férias, um tlm. melhor, sapatos e roupa melhor ou simplesmente um anel que adoroooo). houve um ano que consegui ir de férias para o Brasil, comprar um relógio para o meu marido (tissot 1.200 euros) e uma pulseira da pandora, juntei bastante, fui cortando nos cafés +/- 40,00, revista diárias, gastava em média de revista por semana +/- 55,00, agora de vez enquanto é compro, veja na internet se me interessa mesmo um artigo compro a revista. e é assim que vou poupando os euros…

  20. tatiane diz:

    bom eu tenho uma forma de poupança bem diferente… trabalho num salao de cabeleireiro a 2 anos e recebo razoavelmente bem… mas trabalho a recibo verde… logo nao tenho subsidios… por isso arranjei uma soluçao… guardo todas as gorjetas que me dao, se trabalhar na minha folga ponho esse dinheiro tb numa latinha…e de maio ate agosto juntei para ir de ferias, de agosto ate dezembro para reparaçao de dois carros… (1000€), de dezembro a agosto para fazer um wc novo para a minha casa, e de agosto a dezembro poupei para prendas de natal e ainda me sobrou algum… se realmente quizermos conseguimos… a minha cunhada tem outra forma de poupar… guarda todas as moedas de 2€ que tiver… ou se eu tenho troco lhe e ela poe de lado… boa sorte… temos de nos mentalizar que temos de poupar…

  21. Jorge Sequeira diz:

    Está certo e só tenho que felicita-la pela sua força de vontade e programação, continúo e no futuro irá não sentir a crise ou conseguir atenuá-la. Cumprimentos, Sequeira.

  22. luisa alves diz:

    ola é uma boa ideia mas talvez um pouco difícil
    Aqui em casa estamos a fazer assim abrimos uma conta poupança com 500€ e todos os meses são colocados lá 20€ quando da para colocar mais colocamos senão fica assim mesmo. Porque só o meu marido trabalha e com dois filhos e todas as contas para pagar fica complicado mas se conseguirmos sempre este já é muito bom.
    Boa sorte e boas poupanças

  23. Daiane santana diz:

    achei muito bom ,mas acabei mudando e comecei a fazer de tras pra frente. começo depositando os valores maiores ,e se acaso eu desistir terei um bom valor ja depositado,e fica mais dificil desisti dessa forma .boa sorte.

Deixe uma Resposta

