Civilização lança “A Cortina de Ferro”, o mais recente romance de Anne Applebaun‏

1507-1

Tradução: Miguel Freitas da Costa
Páginas: 780 pp
Encadernação: Capa mole
EAN: 9789722636384
PVP: 27,50€
Lançamento: Dezembro de 2013

Civilização lança “A Cortina de Ferro”, o mais recente romance de Anne Applebaun


O Fim da Europa de Leste

A história da vida por trás da Cortina de Ferro, de Anne Applebaum, autora de Gulag, vencedor do prémio Pulitzer.
Depois da derrota dos Nazis em 1945, os povos da Europa Central e de Leste esperavam recuperar o modo de vida que tinham antes de 1939. No entanto, viram-se submetidos a uma tirania tão desumana quanto aquela à qual tinham acabado de escapar. Este livro explica como o Comunismo foi imposto nestas sociedades outrora democráticas na década que se seguiu ao fim da II Guerra Mundial. Applebaum descreve, com pormenores sóbrios mas devastadores, como os partidos políticos, a Igreja, os meios de comunicação social, as associações de jovens – as instituições da sociedade civil a todos os níveis – foram rapidamente esventradas. Apoiando-se em novo material de arquivo e em inúmeras fontes, Anne Applebaum segue as táticas dos comunistas à medida que abriam caminho para o poder através de violência, ameaças e assassínios, ao mesmo tempo que conta histórias de vidas particulares para demonstrar a rapidez com que as pessoas tinham de escolher entre lutar, fugir ou colaborar.
Num espaço de tempo incrivelmente curto após o fim da guerra, a Europa de Leste foi estalinizada de forma implacável. Cortina de Ferro é um brilhante relato histórico de um período marcante da história da Europa, mas também uma advertência sobre fragilidades das sociedades livres e quão vulneráveis podem ser ao ataque de inimigos determinados e sem escrúpulos

Da imprensa internacional destacamos, A.N. Wilson do Financial Times que escreve, “A Cortina de Ferro de Anne Applebaum é com certeza a melhor obra de história moderna que alguma vez li”.
Já Keith Lowe do Sunday Telegraph sublinha, “A descrição que Applebaum faz deste período notável é tudo o que um bom livro de História deve ser: resultado de uma pesquisa extensa e brilhante, muitíssimo bem escrito, de uma abrangência enciclopédica e meticuloso nos pormenores […] é uma verdadeira obra de arte”.

Anne Applebaum escreve para o Washington Post e para o Slate. É directora de Estudos Políticos no Legatum Institute, em Londres, onde desenvolve projetos sobre transição política e económica.
O seu último livro, Gulag: Uma História, ganhou o prémio Pulitzer para não-ficção em 2004 e foi publicado pela Civilização Editora.
Ao longo dos anos os seus artigos foram publicados em periódicos como The Wall Street Journal, Financial Times, International Herald Tribune, The Independent, The Guardian e The Times Literary Supplement, entre muitos outros. Deu aulas nas Universidades de Yale e da Columbia e noutras universidades americanas e europeias.

Anne Applebaum nasceu em Washington em 1964. Depois de concluir a licenciatura na Universidade de Yale, foi titular da prestigiada bolsa Marshall Scholar na London School of
Economics e no St Antony’s College, Oxford. O seu marido, Radoslaw Sikorski é um político e escritor polaco. Têm dois filhos, Alexander e Tadeusz.

9722621785

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s