Austenlândia – Shannon Hale [Opinião]

01270053_Austelândia

Opinião:

Shannon Hale é uma conhecida autora de ficção juvenil já distinguida com diversos prémios. É ainda autora de três livros para adultos, nos quais Austenlândia se inclui, e coautora de dois romances gráficos. Vive com o marido e os quatro filhos no estado norte-americano do Utah. Austenlândia é um livro divertido sobre uma mulher que não consegue encontrar o seu grande amor. Apesar de já ter tido alguns relacionamentos, todos eles, acabam por terminar. Mas Jane Hayes tem uma particularidade: é fã do tão famosos Mr. Darcy de Orgulho e Preconceito de Jane Austen. Esta pequena obsessão faz com que ela compare todos os seus namorados com este homem tão inatingível que Austen criou. E sem esperar recebe de uma tia-avó umas férias em Pembrook Parks, um lugar que proporciona a admiradores de Jane Austen a oportunidade de viverem durante algumas semanas como se estivessem em 1816. Apesar de lhe surgir algumas dúvidas, aceita e embarca numa viagem alucinante.

Todos os capítulos do livro começam com um pequeno excerto de apresentação dos vários namorados que Jane Hayes teve ao longo da sua vida, descritos todos eles de uma forma divertida que proporcionará ao leitor várias gargalhadas. Esta personagem não teve muita sorte com os seus relacionamentos fazendo com que se afunde ainda mais na sua fantasia de Mr. Darcy.

Gostei bastante do livro no geral, até porque foi um livro muito real, em que inicialmente a própria personagem se questiona se a sua fantasia não está a ir longe de mais. Aos poucos apercebe-se que afinal a vida em 1816 não era assim tão divertida e começa a questionar várias coisas. O livro é todo pautado de cenas divertidas já que Jane vê-se cheia de saudades das comodidades do século XXI.

Foi um livro diferente e muito divertido. Recomendo! Será que Jane encontra o seu Mr. Darcy? Só lendo para saber 🙂
A adaptação cinematográfica de Austenlândia estreou em 2013 no prestigiado Sundance Film Festival e aguarda estreia nas salas portuguesas.

Pode comprar aqui: Editorial Presença

3*

Sinopse: Jane Hayes é uma nova-iorquina de trinta e poucos anos que aparentemente não consegue ter sorte na sua vida amorosa. Não que isso pareça incomodá-la, já que nenhum homem poderá alguma vez sobrepor-se à sua obsessão secreta por Mr. Darcy, tal como foi encarnado por Colin Firth na adaptação da BBC de Orgulho e Preconceito. Quando uma tia-avó lhe deixa em testamento umas férias em Pembrook Park, um lugar que proporciona a admiradores de Jane Austen a oportunidade de viverem durante algumas semanas como se estivessem em 1816, os seus sonhos parecem bastante perto de se tornarem realidade. Mas conseguirá a ilusão estar também à altura das suas expectativas?

Austenlândia é um romance divertido ao estilo de O Diário de Bridget Jones.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s