Um comércio respeitável – Philippa Gregory [Opinião]

image (3)

Opinião:

Philippa Gregory é uma das escritoras de romance histórico mais lidas em todo o mundo e desde que o seu interesse na época Tudor a catapultou para o sucesso, nunca mais parou de escrever grandes sucessos. Atualmente vive com a família numa quinta, no Yorkshire, e dedica-se, além da escrita, à investigação histórica. É fundadora da organização «Gardens for Gambia» responsável pela construção de cerca de 200 escolas primárias naquele país. Um dos projetos desta organização é a criação de hortas nas escolas a fim de providenciar a alimentação e desenvolvimento das comunidades.

“Um comércio respeitável” é trazido aos leitores portugueses pela Porto Editora, um romance que nos “oferece um retrato vívido e impressionante de uma época complexa onde impera a ganância e a crueldade que devastaram todo um continente”. Corre o ano de 1787 e Bristol é uma cidade em crescimento, onde o poder atrai os que estão dispostos a correr riscos. O desejo de pertencer a uma comunidade que o ignora, faz Josiah Cole, um homem de negócios que se dedica ao comércio de escravos, arriscar e casar com Frances Scott. Um casamento frio com apenas o intuito de o levar a pertencer a uma “classe mais elevada”. Frances rapidamente descobre que o seu marido enriquece com o tráfico de escravos e é na mesma altura que Mehuru, um conselheiro do rei de Ioruba, em África, é capturado, vendido e enviado para Bristol, onde será educado por Frances, por quem, se irá apaixonar.

Desde o início que o leitor vê-se preso a estas páginas e a esta história, já que logo o leitor se apercebe que este será um livro que abordará temas importantes, tais como, a escravatura e tudo o que os envolve como as condições lastimáveis como são tratados. As personagens estão bem desenvolvidas e ao longo do livro sente-se a evolução das mesmas. A escrita da autora é cativante e apesar de este ter uma componente histórica bastante grande, não se torna aborrecido. É um livro comovente já que os temas explorados são comoventes e sensíveis. É sem dúvida um livro que nós deixa a pensar.

Sinopse:

1787. Bristol é uma cidade em franco crescimento, uma cidade onde o poder atrai os que estão dispostos a correr riscos. Josiah Cole, um homem de negócios que se dedica ao comércio de escravos, decide arriscar tudo para fazer parte da comunidade que detém o poder na cidade. No entanto, para isso, Cole vai precisar de capital e de uma esposa bem relacionada que lhe abra as portas necessárias.
Casar com Frances Scott é uma solução conveniente para ambas as partes. Ao trocar as suas relações sociais pela proteção de Cole, Frances descobre que a sua vida e riqueza dependem do comércio respeitável do açúcar, rum e escravos.
Entretanto, Mehuru, um conselheiro do rei de Ioruba, em África, é capturado, vendido e enviado para Bristol, onde será educado nos padrões ocidentais por Frances, por quem, inexoravelmente, se irá apaixonar.

Em Um Comércio Respeitável, Philippa Gregory oferece-nos um retrato vívido e impressionante de uma época complexa onde impera a ganância e a crueldade que devastaram todo um continente.

Podem comprar aqui: http://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/um-comercio-respeitavel?id=14121114

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s