Uma espia no meu passado – Lucinda Riley [Opinião]

17969102

Opinião:

Lucinda Riley nasceu na Irlanda, mas durante a sua infância foram muitas as viagens feitas ao exterior. Anos mais tarde tornou-se atriz, trabalhou no cinema, no teatro e na televisão britânica. Escreveu o seu primeiro romance aos 24 anos baseado na sua experiência como actriz. Depois disso sob o pseudónimo de Lucinda Edmonds escreveu mais sete romances que foram traduzidos em 15 países.
Depois de umas férias para ter os seus filhos e de uma aventura na Tailândia onde construiu uma casa, decide retomar a escrita e é assim que o seu novo romance a impulsiona, tornando-a líder de venda em vários países. Atualmente, divide o seu tempo entre o Reino Unido e França juntamente com o seu marido e os seus quatro filhos.

Uma espia no meu passado é a minha estreia com esta autora. Este livro foi publicado em 2012, está traduzido para oito países e é o mais recente trabalho de Lucinda Riley. Neste livro, maravilhosamente somos levados pelas páginas do tempo, a um local distante e para nós quase irreal. Um livro sobre destinos que se cruzam durante um tempo conturbado e perigoso para qualquer alma humana – a guerra. Quando Émilie fica sozinha no mundo com uma herança gigantesca sente-se completamente abandonada e sem saber o que fazer. Aos poucos o seu caminho vai se abrindo e a sua curiosidade é aguçada. É assim que somos levados através de analepses a conhecer a história de gerações que viveram intensamente o amor assim como arriscaram as suas vidas pelas causas em que acreditavam.

A sinopse deste livro despertou de imediato a minha atenção já que fala da Segunda Guerra Mundial, período este que me interessa muito. Lucinda Riley com uma escrita cuidada, descritiva e envolvente apresenta-nos 2 gerações de 2 famílias, famílias marcadas pela tragédia e pelos segredos. O livro centra-se particularmente em Émilie, uma personagem que de início não me cativou minimamente, achei-a bastante parva e demasiado inocente. Confesso que depois de dar um grande avanço na história é que comecei a simpatizar com Émilie por perceber que a autora criou-a assim mesmo de propósito já que era necessário. Aos poucos vemos esta personagem a desabrochar e a crescer.

Mas a parte que realmente me encantou foram os relatos de Constance Carruthers, uma mulher que sem esperar torna-se uma espia em Paris. Que mulher forte, humana e maravilhosa. Adorei-a e as partes em que durante o livro fui levada para um Paris aterrador juntamente com Constance, senti-me confusa, expectante e até amedrontada, desejando fervorosamente virar cada página. O final do livro é surpreendente, comovente e realmente arrebatador. Adorei o final e espero ler mais de Lucinda Riley em breve.

5*

Sinopse:
Côte d’Azur, 1998. Émilie lutou sempre contra o seu passado aristocrático. Agora, com a morte da mãe, é obrigada a confrontá-lo pois é a única herdeira do imponente castelo da família. Mas com a casa vem uma pesada dívida e muitas interrogações: qual era a finalidade do quarto secreto que descobre por baixo da adega? Quem é a misteriosa Sophia, que assina um comovente caderno de poemas? Quem foram os protagonistas da trágica paixão que mudou o curso da história da família? Londres, 1943. Em plena Segunda Guerra Mundial, a inexperiente Constance Carruthers é recrutada pelos serviços de espionagem britânicos e enviada para Paris. Um incidente separa-a do seu contacto na Resistência Francesa, obrigando-a a refugiar-se junto de uma família aristocrata que entretém membros da elite de Hitler ao mesmo tempo que conspira para libertar o país. Numa cidade repleta de espiões e no auge da ocupação nazi, Constance vai ter de decidir a quem confiar o seu coração. Constance e Émilie estão separadas por meio século mas unidas por laços que resistiram à força demolidora do tempo. Os segredos que o passado encerra pulsam ainda em busca de redenção.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s