Viver depois de ti – Jojo Moyes [Opinião]

Imagem

Opinião:

Will Traynor foi sempre um jovem activo, inteligente, dinâmico e acima de tudo gostava de viver a vida em pleno arriscando-se nas mais loucas actividades radicais. Até ao dia em que sofre um acidente fatal deixando-o deprimido e sem vontade de viver. Lou Clark é uma jovem invulgar, sem grandes planos para a sua vida. Quando fica desempregada vê-se obrigada a aceitar um emprego a cuidar de uma pessoa mas é aí que ela é surpreendida quando se depara com Will um jovem de 35 anos e não um velho como ela estava a espera. Com um contracto de 6 meses, Lou começa a trabalhar com Will e o início não foi nada fácil já que Will não querendo a presença dela, era muito estúpido e mau.

É assim que começa o livro de Jojo Moyes, prometendo ao leitor um romance imperdivel, romântico e acolhedor sobre a vida, a perda e o renascimento. O problema é que de um momento para o outro a escritora “troca as voltas” ao leitor deixando-o completamente desamparado, desalentado e incrédulo mal querendo acreditar no que os seus olhos estão a ler. É assim mesmo que Jojo faz-nos sentir com o seu livro. Completamente e irremediavelmente desamparados com um sabor amargo na boca de desespero.

No entanto, apesar dessa sensação de desalento principalmente por causa daquele primeiro impacto/choque o leitor poderá esperar alegria, amor, diversão e muito carinho. Este é um livro tão forte, tão imenso na sua grandiosidade que eu não consigo exprimir-me da maneira mais correcta.

É um livro que fala de temas importantes, tais como a recessão, o desemprego, problemas familiares, preconceito e fala de outros temas ainda mais importantes que como é óbvio eu não vou mencionar para não estragar a vossa leitura.

O que mais me impressionou foi a forma como a autora sobre tratar de estes temas uma forma tão banal e ao mesmo tempo tão profunda, inserindo aos poucos cada um deles e sem o leitor se aperceber já tinha um monte de informação. Confesso que chorei imenso, ainda antes de chegar ao fim eu já chorava só em pensar no que poderia acontecer e no que poderia não acontecer. Mas a verdade é que com uma escrita maravilhosa e com uns diálogos surpreendentes e enternecedores a escritora fez-me dar gargalhadas de alegria e fez-me ter uma vontade enorme de viver. Deu-me vontade de levantar o rabo da cama e sair! Correr, cantar, gritar, falar, dançar…divertir-me…VIVER!

Apaixonei-me por ambas as personagens, adorei Will e queria ser tal e qual como a Louisa. Queria ter a serenidade de Will e queria ser engraçada, inteligente e diferente como a Louisa. Um casal improvável que como Lou bem disse a Will, se não fosse desta forma eles nunca teriam se conhecido.

Eu poderia ficar aqui a descrever tudo o que este livro me fez sentir mas na verdade isso não me faria sentir melhor ou pior. O que eu sei é que depois deste livro eu não serei a mesma pessoa. Esta história acompanhar-me-á até ao fim dos meus dias; disso eu tenho a certeza. Há muito tempo que um livro não me deixava uma marca tão profunda. Muito bem, Jojo Moyes!

E para quem quer saber em breve o livro será adaptado ao cinema depois da MGM ter comprado os direitos do livro. Mal vejo a hora. Um livro que não poderá deixar de ler. Arrisque e verá que terá valido a pena.

Para finalizar deixo a música que o meu cerebro automaticamente relacionou com o livro. Quando fui ouvir a letra parece de facto que é a Lou que está a falar e a transmitir aquilo que sente. Escusado será dizer que chorei mais um pouco quando me dei de conta disso.

7 – AMEI!

Sinopse:
Lou Clark sabe muitas coisas. Sabe quantos passos deve dar entre a paragem do autocarro e a sua casa. Sabe que trabalha na casa de chá The Buttered Bun e sabe que não está apaixonada pelo namorado, Patrick. O que ela não sabe é que vai perder o emprego e que todas as suas certezas vão ser postas em causa.

Will Traynor sabe que o acidente de motociclo lhe tirou o desejo de viver. Sabe que agora tudo lhe parece triste e inútil e sabe como pôr fim a este sofrimento. O que não sabe é que Lou vai irromper na sua vida com toda a energia e vontade de viver. E nenhum deles sabe que as suas vidas vão mudar para sempre.

Em Viver depois de ti, Jojo Moyes aborda um tema difícil e controverso com sensibilidade e realismo, obrigando-nos a refletir sobre o direito à liberdade de escolha e as suas consequências.

14 thoughts on “Viver depois de ti – Jojo Moyes [Opinião]

  1. Vera Brandão diz:

    Adorei a opinião Sandrinha! Muito bem escrita e reflecte tanto sentimento num livro! Fica provado que estes mexem tanto connosco… Depois de termos falado sobre este livro, até eu fiquei com uma enorme vontade de o ler! Obrigado uma vez mais pelas tuas recomendações! Um grande beijinho e boas leituras 🙂

  2. Thabata diz:

    Essa obra é excepcionalmente maravilhosa! Eu amei a história de Will e Louisa; nunca havia chorado tanto lendo um livro… Quando um livro causa tanto impacto assim, fica a até um pouco desconcertante conseguir encontrar outros livros tão bons quanto! 🙂

  3. danielesilva-s@hotmail.com diz:

    Umas das mais belas histórias que já li em tempos. Há muito esperava uma história que conseguisse mexer comigo além do desfecho daquelas páginas, mas uma dúvida me ocorre… Jojo Moyes possuí um outro livro com título diferente mas que aborda a mesma história o que difere um do outro são as capas e o título do mesmo. Grata desde já.

  4. Rita Ferreira diz:

    Obrigada mais uma vez pela opinião. Já é o segundo livro que compro por ter lido o que escreveu (o outro foi o Sozinhos na Ilha) e amei! Chorei tanto, credo. As personagens são maravilhosas, os problemas comuns e é, acima de tudo, uma história tão realista. Confesso que me custou imenso ler as últimas páginas, cada vez que avançava esperava que, magicamente, o final fosse outro mas, mesmo assim, é perfeito 🙂

  5. St diz:

    Olá!
    Li o livro em alemão (minha língua materna) e só vos posso dar razão!!!!! Para mim é definitivamente o livro do ano….se não for o melhor “ever”!!!!
    Vim à procura do seu título em português para poder recomendar a amigas
    Obrigada por partilharem a mesma opinião

Deixe uma Resposta

