Orgulho e Preconceito – Jane Austen [Opinião]

Imagem

Opinião:

Eu adoro romances clássicos, não sei bem porque gosto tanto, mas uma delas é por imaginar os autores a escrever e pensar que foi escrito a tanto tempo. Neste caso em particular é um livro tão romântico que muitas vezes dei por mim a pensar como seria Jane Austen e fiquei com imensa vontade de a conhecer. Confesso que mesmo assim sempre que começo a ler um destes romances (ainda li poucos) fico sempre com muito receio de não vir a gostar. Mas logo que comecei soube logo que iria gostar.

No geral adorei o livro, é muito bom e acho que este é um daqueles livros que representa exactamente aquilo que o título transmite: orgulho e preconceito. Adorei a escrita da autora, que linda! A sério! Foi imediatamente transportada para a história. Eu pensei que a história poderia ser muito descritiva, mas muito pelo contrário, a autora mantêm-se no que é importante e não se perde em divagações. Gostei especialmente da forma como a autora descreve a sociedade da época e transmite os valores que eram importantes.

No que diz respeito aos personagens, fiquei encantada como já devem imaginas com Mr. Darcy e Elizabeth, mesmo assim adorei o facto da autora ter dado enfase também aos personagens secundários como é o caso das irmãs de Elizabeth, dos seus pais, da sua amiga Caroline e do Senhor Collins.

Adorei o pai de Elizabeth, Mr. Bennet, achei-o bastante carinhoso com as filhas e muito divertido. Várias vezes ri-me às custas dele. A mulher deste foi a personagem mais vergonhosa e irritante que tive oportunidade de conhecer! Pobre Jane e Elizabeth. Os mais odiosos foram sem dúvida Whickam e as irmãs Bingley, criaturas extremamente preconceituosas e falsas!

A parte do livro que mais gostei foi sem sombra de dúvida quando Darcy se declara a Elizabeth! Fiquei tão surpreendida!!! Não estava nada à espera. O meu coração parou por momentos quando ele lhe disse:

“Em vão tenho lutado comigo mesmo : nada consegui. Os meus sentimentos não podem ser reprimidos e preciso que me permita dizer-lhe que eu a admiro e amo ardentemente.”

Perfeito. ADOREI!!!

7 – Amei!

Sinopse
“Orgulho e Preconceito” é, sem dúvida, uma das obras em que melhor se pode descobrir a personalidade literária de Jane Austen.
Com o fino poder de observação que lhe era peculiar, a autora dá-nos um retrato impressionante do que era o mundo da pequena burguesia inglesa do seu tempo:um mundo dominado pela mesquinhez do interesse, pelo orgulho e preconceitos de classe.
Esses “orgulho” e “preconceito” que, no romance, acabam por ceder o passo a outras razões com bem mais fundadas raízes no coração humano.
Uma obra intemporal.

6 thoughts on “Orgulho e Preconceito – Jane Austen [Opinião]

  1. Silvana Martins diz:

    Olá Sandra
    Este é um livro que quero ler ainda este ano. Vi o filme e fiquei completamente rendida ao Mr. Darcy. Se gostei dele no filme, no livro deve ser ainda melhor.
    Penso que podes gostar de ver o filme “A Juventude de Jane”. É um filme muito bonito que retracta a vida da Jane Austen! Não esperes é um fim cor-de-rosa! Beijinhos

  2. Jojo diz:

    Eu não gostei muito da Jane Austen. Li o Sensibilidade e Bom Senso e não fiquei rendida. Esperava mais além da crítica austera que ela faz à sociedade mas ainda tenho o Orgulho e Preconceito para ler e parece que me vou apaixonar pelo Mr.Darcy como teu. Normalmente, temos gostos literários parecidos 😀

Deixe uma Resposta

