O Segredo do Rio – Miguel Sousa Tavares [Opinião]

A minha opinião:

Jornalista português, Miguel Sousa Tavares é uma figura conhecida do povo português. Nasceu no Porto, sendo filho da poetisa Sophia de Mello Breyner e do advogado e jornalista Francisco de Sousa Tavares. Depois de se ter licenciado em Direito, exerceu advocacia durante doze anos, mas abdicou definitivamente desta profissão para se dedicar em exclusivo ao jornalismo. Tem vários livros publicados, quase todos de crónicas e estreou-se no romance com a obra Equador, que, editado pela primeira vez em 2003, vendeu mais de 250 mil exemplares, tendo sido reeditado no mesmo ano. (Fonte Wook)

Este conto infantil “O Segredo do Rio” foi publicado em 1997 e conta a história de amizade entre um peixe e um menino que frequentemente ia brincar para a beira do rio. Mas ao avançarmos o leitor apercebe-se que a história tem muito mais que se lhe diga e mostra como as relações de amizade podem influenciar a nossa vida e as atitudes que temos perante as adversidades que nós são apresentadas.

A ilustração deste livro é da autoria de Fernanda Fragateiro, artista plástica portuguesa, que já recebeu, entre outros, os prémios seguintes: Prémio de Aquisição: Ausência, Portugal Telecom (1997), 2.º Prémio da Biennale Internationale de Céramique de Vallauris (2000) Prémio Tabaqueira de Arte Pública (Açores, 2001) e Beca de la Fundación Marcelino Botín (2004-05). Colabora desde 1991 com o Diário de Notícias, com um espaço ilustrado dedicado às crianças. Adorei as ilustrações e deram sem dúvida um toque especial ao livro. (Fonte Wikipédia)

Adorei ler este livro e foi uma lufada de ar fresco. Recomendo a todos os adultos que de vez em quando peguem num livro infantil e que o leiam. Irão sentir-se renovados e com uma imensa esperança no futuro.

5 estrelas

Sinopse

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 4º ano de escolaridade destinado a leitura orientada na sala de aula – Grau de Dificuldade I.

À inquietação de um dos filhos em saber por que é que as estrelas não caem do céu, Miguel Sousa Tavares escreveu O Segredo do Rio, um conto que é já uma referência obrigatória na literatura infantil em Portugal.
Mas que segredos pode esconder um rio? À primeira vista, esta é a história de amizade entre um rapaz que vive sozinho no campo e um peixe (uma carpa) que vive no ribeiro para onde o rapaz ia brincar. No final, percebemos que o grande segredo do rio está consagrado na gratidão que os une.
Sem uma vertente moralista, esta é uma obra de aprendizagem da vida e dos seus mistérios, das relações humanas e da descoberta de sentimentos. Escrita há seis anos atrás, é agora reeditada pela Oficina do Livro, tendo Fernanda Fragateiro renovado as ilustrações, aumentando ainda mais a magia deste livro.

2 thoughts on “O Segredo do Rio – Miguel Sousa Tavares [Opinião]

  1. Vera diz:

    Comprei esse livro ha 2 anos quando a minha filha estava na primária. Por acaso nunca o vi mas vou pensar seriamente nisso!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s