O Cavaleiro da Dinamarca – Sophia de Mello Breyner Andresen [Opinião]

Um dos meus livros favoritos de sempre é de Sophia de Mello, nomeadamente, “A Fada Oriana”. Lembro-me de ler o livro e de o adorar! Na altura até fiz um trabalho sobre ele que foi uma banda desenhada inspirada na sua história. Por isso mesmo quando surgiu a oportunidade de ler este livro não a desperdicei e posso dizer que foi mesmo bom. Adorei!

Este livro é bem pequeno e conta a história de um Cavaleiro que vivia com a sua família numa floresta na Dinamarca. Decidiu que iria partir em peregrinação à Terra Santa para rezar na gruta onde Jesus de Nazaré tinha nascido e comunicou isso aos seus parentes na noite da ceia de Natal. Prometeu-lhes também que daí a dois anos estaria novamente com eles para comemorar o Natal. Assim, na primavera seguinte partiu, chegando a Palestina onde visitou os locais que estavam relacionados com Jesus.

Quando voltava para a sua terra natal, deu-se de caras com uma terrível tempestade o que fez com que este ficasse em vários sítios, dando-lhe também a oportunidade de conhecer novos sítios como Ravena, Veneza, Florença e Génova. Além disso também teve a oportunidade de fazer novos amigos. Após vários incidentes será que o cavaleiro sempre consegue chegar a casa como prometeu a sua família?

A história é simples mas tem um significado imenso e que ensina ao leitor imensas coisas principalmente se soubermos interpretar as mensagens que a autora transmite. Achei o livro bastante comovente e no fim confesso que fiquei com os olhos cheios de lágrimas principalmente por ter ficado tão surpreendida.

O maior ensinamento que tiro deste livro é sem dúvida o aprender a ser persistente e a nunca desistir perante as dificuldades da vida. Acreditar que ao virar da curva poderá estar aquilo que nós tanto procuramos. Ensina-nos a ter fé, a ser amigo dos nossos amigos e a nunca desistirmos do nosso objectivo.

7 estrelas

Anúncios

5 thoughts on “O Cavaleiro da Dinamarca – Sophia de Mello Breyner Andresen [Opinião]

  1. Silvana diz:

    Este livro faz-me viajar no tempo e leva-me a uma altura em que fui bastante feliz…Adoro este livro!
    Não sei se já leste “A árvore”, este é o meu preferido. São duas pequenas histórias lindas.
    Beijinhos e Boas leituras

  2. Liliana diz:

    É um livro que me tráz inúmeras recordações da minha Infância e dos primeiros momentos em que o “bichinho” da leitura invadiu a minha mente. A Fada Oriana foi o primeiro livro que li e que jamais esquecerei.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s