O grande amor da minha vida – O cavaleiro de bronze, Trilogia Tatiana & Alexander, Volume I – Paullina Simons [Opinião]

Sinopse
Tatiana vive com a família em Leninegrado. A Rússia foi flagelada pela revolução, mas a cidade mais cosmopolita do país guarda ainda memórias do glamour do passado.

Bela e vibrante, Tatiana não deixa que o dramatismo que a rodeia a impeça de sonhar com um futuro melhor. Mas este será o pior e o melhor dia da sua vida. O dia fatídico em que Hitler invade a Rússia. O dia assombroso em que conhece aquele que será o seu grande e único amor.

Quando Tatiana e Alexander se cruzam na rua, a atração é imediata. Ambos sabem que as suas vidas nunca mais serão as mesmas. Ingénua e inexperiente, Tatiana aprende com o jovem soldado os prazeres da paixão e da sensualidade. Atormentado pela guerra e pela incerteza quanto ao futuro, Alexander descobre a doçura dos afetos. E, enquanto as bombas caem sobre Leninegrado, eles vivem um amor que sabem ser eterno mas impossível. É um amor que pode destruir a família de Tatiana. Um amor que pode significar a morte de todos os que os rodeiam.

Ameaçados pela implacável máquina de guerra nazi e pelo desumano regime soviético, Tatiana e Alexander são arremessados para o vórtice da História, naquele que será o ponto de viragem do século XX e que moldará o mundo moderno.

É o primeiro volume da trilogia Tatiana & Alexander.

A minha opinião:

Não sei se estão recordados, mas há uns tempos atrás fiz uma entrevista muito importante para mim, entrevistei uma das minhas escritoras favoritas “Florencia Bonelli” e uma das perguntas que lhe fiz foi qual era o seu livro favorito ao que ela respondeu “O cavaleiro de bronze” de Paullina Simons. Por isso como devem calcular quando vi que a ASA ia publicar o meu pobre coração quase saltou para fora do peito. Estava mesmo ansiosa para o poder ler e ver o que de tão bom tinha este livro!

E agora que já passou algum tempo, agora que já o li e que estou a tentar escrever a opinião vejo-me sem palavras…foi demasiado forte, demasiado arrebatador, foi não apenas mais um romance mas sim antes “O” romance. Ainda tenho uma dor na barriga e já o terminei de ler há várias horas. Vou tentar ser clara e não deixar que as minhas emoções se sobreponham.

Tal como leram na sinopse este livro fala de um amor que nasce no meio de uma guerra. Um amor que cresce tão rápido, que faz tantos sacrifícios simplesmente porque não querem e nem podem desistir. É como se desistissem de respirar.

A meu ver o romance entre este casal é um ponto forte do livro como seria de esperar, mas a autora não deixou para trás os pormenores históricos que são tão importantes. Muitas vezes lemos livros históricos que a única coisa de história que existem neles são a roupa, o cenário e pequenos pormenores, mas neste caso isso não sucede. De facto, a história, a guerra, os anos, a cidade e os seus monumentos, as pessoas, etc, têm todas o seu devido desenvolvimento.

A Rússia dos anos 40 que é retratada no livro foi um choque para mim (os meus conhecimentos de história são muito poucos) e ao mesmo tempo deixou-me completamente fascinada. A invasão dos alemães, a ameaça deste povo contra a Rússia fez tremer o meu coração. A cidade de Leninegrado é quase sempre o ponto principal onde toda a história se desenrola, uma cidade que gostei de conhecer e que muitas vezes me deu vontade de poder visitá-la. Espero poder fazer isso em breve e ficar assim a conhecer todos os monumentos, estradas e prédios descritos no livro. Os detalhes da guerra, os acontecimentos políticos foram coisas que deu um toque especial ao livro, que o tornou rico e mais curioso. Achei-o bem detalhado, sem exageros e muito bem construído. Ou seja, é um livro que além de romance que entretém também se aprende história!

No que diz respeito às personagens, fiquei um pouco desconcertada. Isto porquê houve “coisas” e “escolhas” feitas que me desagradou (muito poucas lol!) e depois havia momentos que me deixavam tão fascinada e completamente apaixonada, deixaram-me com medo do futuro como se elas realmente tivessem existido. Tatiana foi sem dúvida a personagem que mais gostei, é uma menina-mulher, uma força poderosa, uma heroína! No inicio quando a conhecemos é praticamente uma criança num corpo de adulta…mas depois…depois ao longo do livro e com o avançar da guerra existe uma transformação enorme desta personagem e eu aí pergunto-me “como raios conseguiu a escritora fazer isto?” “Magia talvez?”. Alexander também é mais ou menos como Tatiana…mas não tão ingénuo e bondoso…muito pelo contrário, várias são as situações que conhecemos um Alexander mais duro e cruel e que talvez o leve a tomar decisões e atitudes precipitadas!

A escrita da autora é linda, não é pesada nem muito descritiva, para mim é perfeita. Aliás, para mim este livro é perfeito e passou a ser sem dúvida um dos melhores livros que já li em toda a minha vida. Vai ser uma TORTURA ter de esperar pelo segundo e terceiro volume 😦

Fez-me rir, fez-me chorar, fez-me acreditar em grande amores, em boas pessoas e acima de tudo deixou a sua marca em mim. Nunca o vou esquecer! ADOREI! Aconselho sem reservas a todo o tipo de leitor.

Anúncios

22 thoughts on “O grande amor da minha vida – O cavaleiro de bronze, Trilogia Tatiana & Alexander, Volume I – Paullina Simons [Opinião]

      • Patrícia Santos diz:

        Nem imaginas como te compreendo =(( É muitoooooo tempo realmente para esperarmos pelo próximo, acho que não foi uma decisão bem pensada da editora mas eles lá sabem o que esperavam com este livro. Acho que a paixão que ele suscitou surpreendeu muita gente!
        De cada vez que olho para a estante e vejo a lombada dele dá-me um arrepio pela espinha acima…hei-de o reler, espero e ando a procura do livro de poemas do Púchkin *.*

  1. Carla diz:

    Sandra, não podia concordar mais contigo. Sem dúvida é uma das histórias mais arrebatadoras que já li. Amo muitas autoras mas a Florencia Bonelli está no topo e depois de ter lido este livro tive que arranjar um espacinho para pôr a Paullina Simons ao lado dela. 😀 Na estante tenho os livros da FB todos alinhadinhos religiosamente e quem pus ao lado? adivinha? 🙂

    Desde que li este livro ainda não consegui ler mais nada. Já tentei mas não vai. Preciso de um tempo. Se isto não passar vou ler os outros em espanhol como fiz com os da Florencia. :))

    beijinhos

  2. Patricia diz:

    Adorei sua resenha, e quanto mais leio a respeito desse livro mais fico com vontade de ler, não vejo a hora de te-lo em minhas mãos.
    Bjs

  3. helena escobar diz:

    Obrigada sandra pela informação =) Realmente não estava a contar que demorasse tanto tempo para sair o 2º volume! Espero ate lá conseguir apaixonar-me por outros livros lol beijinhs

  4. Pat diz:

    Descobri recentemente que tinha sdo feita uma tradução desta triologia que já conheço há muito tempo.
    Tenho o Cavaleiro de Bronze em portugues de uma tradução feita pelo circulo de leitores há muitos anos. Os restantes li em inglês. Gostei, Amei, Adorei… São todos livros apaixonantes, indiscritiveis… Já reli estes livros muitas vezes e de todas as vezes parece a primeira vez. Todas as vezes é especial. Já li muitos e muitos livros de vários géneros literários e “O Cavaleiro de bronze” da Paulina Simons é o melhor. Já li outros livros da escritora e gostei.
    E pelo que agora estou a aguardar ansiosamente é que façam realmente uma adaptação para o cinema d’ O Cavaleiro de bronze”. Já houve uma tentativa que não resultou…

    • Sandra Sousa diz:

      Pat eu adorei este livro e estou louca para ler o segundo e o terceiro. Concordo consigo…são livros únicos!
      Não fazia ideia que já tinham tentado fazer uma adaptação ao cinema…espero que desta vez resulte! Adorava ver o filme no cinema! 🙂
      Beijinhos e obrigada pela visita e pelo comentário!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s